Será uma viagem rápida, mas cercada de muitos detalhes curiosos
Por Aleteia
Você já deve saber: o Papa Francisco chegará a Marselha, França, na sexta-feira, 22 de setembro, e permanecerá na cidade por dois dias. Uma visita tão esperada que exige uma preparação muito séria: não é todos os dias que acolhemos o chefe da Igreja Católica. Portanto, uma visita excepcional exige medidas excepcionais. Muitos detalhes inusitados cercam a passagem do Papa pela cidade. Aqui estão algumas curiosidades:
1 – UMA PARTIDA DE RUGBY ANTES DA MISSA DO PAPA
Na quinta-feira, 21, o estádio Vélodrome sediou a partida entre França e Namíbia, válida pela Copa do Mundo de Rugby. O curioso é que o estádio deverá estar preparado para uma missa que será presidida pelo Papa Francisco 48 horas depois do jogo. Entre outras tarefas, as equipes técnicas terão que instalar o altar e uma cruz de oito metros de altura!
2 – UM VINHO SACRAMENTAL “LAUDATO SÌ”
O Papa Francisco celebrará a missa no sábado, 23 de setembro, às 16h15, no estádio Vélodrome. Para as espécies eucarísticas foi escolhido um vinho natural da propriedade Benisson-Dieu. Trata-se um vinho produzido numa abordagem ecológica integral, respeitando, assim, a exortação do Papa para cuidar da “Casa Comum” na sua encíclica Laudato Si’.
3 – 70 MIL HÓSTIAS
Pelo menos 57 mil pessoas assistirão à missa do Papa no estádio – a maioria das quais irá à comunhão. Um verdadeiro desafio logístico! Para não deixar ninguém sem comunhão, 70.000 hóstias foram encomendadas a 19 mosteiros franceses. Foram necessários seis meses de produção.
4 – 600 ESTOLAS
Uma escola de costura confeccionou cerca de 600 estolas para compor as vestimentas dos sacerdotes que participarão da celebração.
5 – UM ESTILISTA PARA O PAPA
A confecção da vestimenta litúrgica do Papa ficou a cargo de um padre aposentado: Monsenhor Jean-Pierre Ellul. Apaixonado por linhas e agulhas, mobilizou seu ateliê para confeccionar as vestimentas que o Papa Francisco usará na missa. Tudo foi feito à mão, no mais rigoroso respeito pelas medidas de Francisco. Monsenhor Ellul, porém, pensou em tudo: encurtou ligeiramente algumas roupas para evitar que o Papa, que caminha com dificuldade devido a problemas nos joelhos, se enroscasse nos tecidos.
6 – SACRISTIAS NAS ÁREAS VIP DO ESTÁDIO
O estádio Vélodrome será transformado por algumas horas numa verdadeira igreja ao ar livre. Até as sacristias foram planejadas: os espaços “VIP”, inicialmente reservados a dirigentes e figuras públicas durante os jogos, foram adaptados para permitir que padres, diáconos e bispos se troquem antes e depois da missa.
7 – POLTRONAS PERSONALIZADAS
Além das roupas, também foram confeccionadas poltronas personalizadas para a visita do Papa. Dois tronos pontifícios foram criados pelas oficinas municipais de Marselha. São tão brancos como a batina do Papa e têm um assento suficientemente confortável para permitir ao Papa levantar-se facilmente.
8 – 800 CORISTAS
Serão cerca de 800 pessoas cantando para Deus durante a missa com o Papa Francisco. Se alguns são de Marselha, outros virão de muito mais longe para acolher esta celebração única. Foi a diocese de Marselha que pediu a Massilia Cantic, encontro diocesano de canto coral lançado sob a liderança do Arcebispo de Marselha, que reunisse um coro para a ocasião. Lançado em 2022, o Massilia Cantic, reúne cantores entre 7 e 37 anos e pertencentes a corais de escolas e igrejas da região.
9 – O MENU
O Papa não contará com o luxo do Hotel Intercontinental, mas com toda a simplicidade e o acolhimento do Arcebispado de Marselha, onde reside o Cardeal Aveline. É também lá que fará as refeições, novamente sem pretensões: entre os pratos que o Papa irá provar, o chef de Marselha encarregado das refeições papais irá preparar massas. “Francisco adora boas massas, feijão, pão e queijo. Às vezes também fazia pizza para ele. Ele é imprevisível, é assim no seu dia a dia”, declarou o chef do Vaticano à Aleteia.