5 filmes – não religiosos – sobre o espírito natalino para maratonar

Atrações estão disponíveis nos serviços de streaming Netflix, Amazon Prime Video, Google Play, Youtube, HBO Max e Disney+ 

Uma Invenção de Natal brilha pela representatividade e beleza visual / Divulgação: Netflix

Por Octavio Messias / Aleteia

“O nascimento é sempre fonte de esperança, é vida que desabrocha, é promessa de futuro. E este Menino – Jesus – nasceu para nós: um nós sem fronteiras, sem privilégios nem exclusões”, disse Papa Francisco, na tradicional bênção Urbi et Orbi no Natal do ano passado.

E agora estamos novamente nessa época maravilhosa do ano, em que reunimos a família e celebramos Jesus. Selecionamos abaixo cinco filmes não religiosos mas que são ambientados no clima e no contexto natalino.

1. Esqueceram de Mim (1990), de Chris Columbus 

Um dos filmes mais inesquecíveis dos anos 1990 – que rendeu uma continuação dois anos depois e mais dois spin-offs em 1997 e 2002 –, narra a epopeia da família McCallister, que parte para suas férias de Natal e acaba deixando o intrépido caçula Kevin para trás. Este no início comemora a chance de comer guloseimas e brincar sem dividir com os irmãos, mas em pouco tempo sente falta da família e busca acolhimento na igreja, enquanto precisa proteger a sua casa da invasão de dois capangas.

Disponível em: Disney+

Um Herói de Brinquedo (1996), de Brian Levant 

O protagonista, interpretado por Arnold Schwarzenegger, é um homem de negócios workaholic, que acaba não dando a devida atenção ao seu filho pequeno. Em compensação, quando chega o Natal, o pai promete dar a ele o presente mais disputado do Natal. Mas quando este brinquedo se esgota, o pai se lança em uma jornada de busca e superação na qual vai ressignificar a ligação com o filho e a família.

Disponível em: Disney+

3. Um Homem de Família (2000), de Brett Ratner

Nicolas Cage é um bem-sucedido investidor financeiro, que no entanto se vê entediado com sua vida de solteiro e não tem com quem passar o Natal. Ele fantasia com o que teria acontecido se ele tivesse se casado com uma antiga namorada, até que acorda vivendo com ela e os dois filhos em um caloroso ambiente familiar. No que ele aprenderá quando Cash, uma espécie de anjo interpretado por Don Cheadle, ameaça tirar sua vida em família.

4. A Invenção de Natal (2020), de David E. Talbert

Divertida comédia em que Forest Whitaker vive Jeronicus Jangle, um irreverente fabricante de brinquedos que leva uma vida feliz em companhia de sua neta, Journey. Sua sorte sofre um revés quando sua mais importante criação, a mais esperada para o Natal, é roubada por seu aprendiz mais próximo. Vendo o avô recluso e deprimido, Journey se esforçará criar uma peça à altura de alegrar Jeronicus e salvar o Natal.

Disponível em: Netflix

5. Máquina Mortífera (1989), de Richard Donner 

No começo deste filme do gênero policial, o detetive Martin Riggs (Mel Gibson) é um sujeito depressivo e solitário que amarga a morte da esposa. No final, Riggs está feliz e sorridente na mesa de Natal com a família de Roger Murtaugh, com quem começa uma dupla de sucesso neste primeiro filme da trilogia. Além das cenas de ação, Máquina Mortífera celebra a amizade, a família e o espírito natalino.

Disponível em: Amazon Prime Video, Google Play, Youtube e HBO Max

Artigo anteriorSanta Sé reitera sua posição a favor das vacinas: “Um ato de amor”
Próximo artigoNo Natal, cada um diga: ‘Deus vem para mim’, ensina o Papa