Frades Capuchinhos recebem a Medalha Pedro Ernesto

Frades Capuchinhos recebem a Medalha Pedro Ernesto

A Medalha de Mérito Pedro Ernesto é a principal Comenda que o Rio de Janeiro possui

Emilton Rocha / Pascom

Por iniciativa do Vereador Reimont Otoni, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro estará entregando o Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em solenidade que será realizada nesta terça-feira, 1º de março, dia do aniversário da Cidade, após a missa das 18h, no Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos, à Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca.

Os frades capuchinhos receberam do imperador D. Pedro II a atribuição de serem os guardiões das três relíquias da cidade do Rio de Janeiro: a imagem de São Sebastião que foi restaurada, a pedra fundamental da fundação da cidade e os restos mortais de Estácio de Sá. Todas seguem na Basílica de São Sebastião.

DSC_2796

Justificativa

A justificativa constante do requerimento do vereador Reimont, encaminhado à Mesa Diretora da Câmara Municipal, é a estreita ligação da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos com a guardiania de nossa cidade, segundo o qual a Ordem Franciscana Capuchinha está presente em toda história do Rio de Janeiro. Os frades, também chamados de barbadinhos, têm o título de Guardiães da Cidade Maravilhosa. Quando do desmonte do morro do castelo na década de 20 do século XX, lá estavam eles, zelosos a garantir que o patrimônio histórico da cidade fosse preservado. A trasladação dos restos mortais de Estácio de Sá, da Pedra Fundamental da Cidade e da pequenina imagem do Padroeiro São Sebastião trazida por Estácio no século XVI aconteceu sob o olhar atento dos frades capuchinhos, provenientes de Siracusa, no sul da Itália. Do morro do Castelo para a Praça Saens Peña e daí para a Rua Hadock Lobo 266. Frades capuchinhos da Itália e do Brasil, ininterruptamente vêm desempenhando o papel fundamental de preservação deste que é o patrimônio fundante de nossa cidade.

A Medalha Pedro Ernesto

A Medalha de Mérito Pedro Ernesto foi criada através da Resolução nº 40, em 20 de outubro de 1980. Ela é a principal homenagem que o Rio de Janeiro presta a quem mais se destaca na sociedade brasileira ou internacional. Recebeu esse nome em reconhecimento ao trabalho do prefeito Pedro Ernesto, e por isso sua figura é estampada nas duas Medalhas que fazem parte do Conjunto. Uma presa ao colar, e a outra para ser colocada na lapela do lado direito do homenageado. Ambas são presas em uma fita de cores azul, vermelha e branca que são as cores da bandeira da cidade.

Artigo anteriorMissa pelo aniversário da Cidade será presidida por Dom Orani
Próximo artigoPapa: “Deus não manda desgraças para nos castigar”