Missa pelo aniversário da Cidade será presidida por Dom Orani

Dom Orani presidirá Missa Solene na Basílica pelos 451º aniversário da Cidade

Emilton Rocha / Pascom

432583

Na próxima terça-feira, dia 1º de março, os cariocas comemoram o 451º aniversário da Cidade do Rio de Janeiro – a cidade maravilhosa. Nesse dia, às 10h, o Cardeal Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, estará presidindo missa solene na Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos.

Como se sabe, esta cidade faz parte do cartão postal do nosso país, com belas praias e pontos turísticos conhecidos pelo mundo todo. A famosa praia de Copacabana, o Estádio do Maracanã, Cristo Redentor (maior cartão postal da cidade) e Pão de Açúcar são alguns deles. Vale a pena visitar a cidade maravilhosa e fazer um divertido passeio no Bondinho do Pão de Açúcar, que é o mais famoso passeio turístico da cidade. O Rio de Janeiro também é conhecido pelo seu famoso Carnaval.

Tendo a cidade uma grande vocação para o turismo, visitar a Paróquia de São Sebastião dos Frades Capuchinhos é conhecer um pouco da história do Rio de Janeiro. Originalmente, a Igreja de São Sebastião do Rio de Janeiro era localizada no Morro do Castelo. Em 1922, após a derrubada do morro, os frades mudaram para a Tijuca.

Os frades capuchinhos são os guardiões das relíquias históricas da cidade: a imagem de São Sebastião trazida por Estácio de Sá em 1563, o marco de pedra da fundação da cidade com o escudo português esculpido, e os restos mortais de Estácio de Sá, fundador do Rio de Janeiro. Um evento que atrai milhares de fiéis é a procissão de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, celebrado em 20 de janeiro. A procissão sai da igreja na Tijuca e vai até a Catedral Metropolitana da cidade. A benção das primeiras sextas-feiras de cada mês também leva diversos devotos à igreja.

Nesse mesmo dia, após a missa das 18h, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro estará entregando a Medalha de Mérito Pedro Ernesto à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. O endereço da Basílica é Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca.

Artigo anterior“O amor antes do mundo”, primeiro livro de um Papa para as crianças
Próximo artigoFrades Capuchinhos recebem a Medalha Pedro Ernesto