Um milhão de crianças de todo o mundo rezaram o terço pela paz

São Pio de Pietrelcina havia declarado: “Quando um milhão de crianças rezarem o rosário, o mundo mudará”

Iniciativa mundial de um milhão de crianças rezando o terço – Ucrânia / Unknown | Aid to the Church in Need

O Padre Pio deve ter ficado satisfeito. Afinal, ele havia dito há muitos anos: “Quando um milhão de crianças rezarem o rosário, o mundo mudará”. E, muito mais, quem deve estar sorrindo é Nossa Senhora, ao ver que, neste dia 18 de outubro, de fato, mais de um milhão de crianças em todo o mundo participaram da oração do santo terço. A contagem oficial até esta publicação chegou a 1.009.910.

É que a fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) realizou mais uma vez o seu convite anual a paróquias, escolas e famílias para participarem da iniciativa “Um Milhão de Crianças Rezando o Rosário”.

Um milhão de crianças rezando o terço
Crianças rezando o terço em Burkina Faso, na África Ocidental / Unknown | Aid to the Church in Need

O objetivo da campanha, que acontece anualmente em outubro por ser o mês do rosário, é rogar em todo o mundo pela unidade e pela paz. À luz dos acontecimentos recentes, o foco da edição deste ano foi a paz na Terra Santa.

Crianças do mundo todo

Um milhão de crianças rezando o terço
Iniciativa mundial de um milhão de crianças rezando o terço – Ucrânia / Unknown | Aid to the Church in Need

Participaram oficialmente mais de 90.000 crianças nas Filipinas, 86.000 na Eslováquia, 46.000 no Reino Unido, 14.000 na Índia, 12.000 na Austrália, 8.000 na Argentina, 3.400 no Canadá, 2.000 em Serra Leoa. Em Portugal, as crianças rezaram na Capela das Aparições, em Fátima.

Na Polônia, onde cerca de 70.000 crianças se inscreveram para participar, envolvendo mais de 270 escolas e jardins de infância. Muitas delas se reuniram para uma oração conjunta no Santuário Nacional de Nossa Senhora de Fátima em Zakopane.

One-Million-Children-Praying-the-Rosary-Aid to the church in need
Iniciativa mundial de um milhão de crianças rezando o terço – Índia / Aid to the Church in Need

No Brasil, dois canais de TV transmiram ao vivo o terço das crianças, com participações espalhadas por todo o território nacional. Só em Maringá, no Paraná, cerca de 1.000 crianças se reuniram para rezar na icônica catedral da cidade. Quatro dias antes, no Rio de Janeiro, ao menos 50 crianças desabrigadas, que vivem num centro de acolhimento apoiado pela AIS, formaram um “rosário humano” em torno da estátua do Cristo Redentor.

Na Alemanha, a Rádio Horeb transmitiu um rosário internacional com a participação de grupos de crianças de Kibeho, em Ruanda, São Paulo, no Brasil, Beit-Habbak, no Líbano; Fátima, em Portugal, e Munique, na própria Alemanha.

One-Million-Children-Praying-the-Rosary-Aid to the church in need
Iniciativa mundial de um milhão de crianças rezando o terço – Austrália / Good Shepherd Catholic School / ACN

Até em países onde os cristãos enfrentam desafios e perseguições, como a Nicarágua, a Nigéria, o Qatar, o Irã, o Paquistão e o Vietnã, grupos de crianças se inscreveram no site da iniciativa, declarando a sua intenção de participar do rosário.

Participação crescente

A campanha do rosário das crianças foi iniciada em 2005 em Caracas, a capital venezuelana, ocasião em que alguns dos adultos presentes recordaram as palavras que de São Pio de Pietrelcina sobre o poder de um milhão de crianças rezando o rosário. Desde então, a campanha se espalhou por todos os continentes, com o número de participantes aumentando a cada ano.

O Papa Francisco expressou repetidamente a sua aprovação à iniciativa e sempre convida as crianças a participarem.

A fundação Ajuda à Igreja que Sofre distribuiu folhetos para paróquias, grupos de crianças e famílias, com orientações sobre como se reza o terço, além de meditações sobre os mistérios do rosário para crianças e uma oração de consagração a Nossa Senhora, também voltada às crianças. O material está disponíveis em 18 idiomas.

Os anjos estão no centro da campanha deste ano. Por isso, as crianças aprenderam sobre a passagem da Bíblia em que um anjo aparece em sonho a São José e o avisa para fugir ao Egito com Maria e Jesus.

Artigo anteriorAumenta no mundo o número de católicos, mas diminuem as vocações
Próximo artigoHistória da beata brasileira Isabel Cristina vira filme