“Um cristão sem coragem é um cristão inútil” afirma o Papa Francisco

A fortaleza é “a mais combatente das virtudes” e “os antigos a chamavam de apetite irascível” (Papa Francisco)

Por A12 Redação

Na quarta-feira (10), o Papa Francisco refletiu sobre a fortaleza, terceira virtude cardeal, dando sequência às catequeses sobre vícios e virtudes durante a Audiência Geral, na Praça São Pedro.

Santo Padre destacou a definição apresentada pelo Catecismo da Igreja Católica (CIC):

“A fortaleza é a virtude moral que, no meio das dificuldades, assegura a firmeza e a constância na prossecução do bem. Torna firme a decisão de resistir às tentações e de superar os obstáculos na vida moral. A virtude da fortaleza dá capacidade para vencer o medo, mesmo da morte, e enfrentar a provação e as perseguições”.

De acordo com o Papa, a fortaleza é “a mais combatente das virtudes” e “os antigos a chamavam de apetite irascível”. Nesse sentido, o pensamento antigo era incapaz de imaginar um homem sem paixões, mas não significa que elas sejam ‘ruins’ e sim utilizadas e alinhadas para o bem:

Um cristão sem coragem, que não dedica as suas forças ao bem, que não incomoda ninguém, é um cristão inútil. Jesus não é um Deus diáfano e apático, que não conhece as emoções humanas. Ao contrário. Diante da morte do seu amigo Lázaro, começa a chorar; e a sua alma apaixonada transparece algumas das suas expressões.”

O Papa Francisco falou também da virtude da fortaleza a partir do ponto de vista existencial. Segundo ele, os filósofos gregos e os teólogos cristãos diziam ter uma dualidade nesta virtude.

A primeira diz respeito ao nosso interior e a luta contra os inimigos que estão em nós mesmos, como a ansiedade, a culpa e situações que nos paralisam.

“A fortaleza é uma vitória, antes de mais nada, contra nós mesmos. A maioria dos medos que surgem em nós, não são realistas e nem se concretizam. Melhor então invocar o Espírito Santo e enfrentar tudo com paciente fortaleza: um problema de cada vez, como somos capazes, mas não sozinhos!”

O outro lado da fortaleza, conforme explicou o Santo Padre, possui uma natureza mais ativa. “Além das provações internas, existem os inimigos externos, ou seja, as provações da vida, as perseguições, as dificuldades que não esperávamos e que nos surpreendem”:

“Podemos tentar prever o que nos vai acontecer, mas a realidade é, em grande parte, constituída por acontecimentos imponderáveis, e neste mar o nosso barco é, por vezes, sacudido pelas ondas. A fortaleza nos torna marinheiros resistentes, que não se assustam nem desanimam.”

Para finalizar o Papa salientou que a fortaleza é fundamental para os desafios atuais.

“[…] às vezes sentimos uma saudável nostalgia dos profetas. Mas as pessoas desconfortáveis e visionárias são muito raras. Precisamos de alguém que nos tire do lugar acomodado em que nos instalamos e nos faça repetir resolutamente: ‘não’ ao mal e ‘não’ à indiferença; ‘sim’ ao caminho que nos faz progredir e pelo qual queremos lutar.”

O Santo Padre concluiu com o pedido para redescobrirmos no Evangelho a fortaleza de Jesus e aprendê-la por meio dos testemunhos dos santos e santas.

Fonte: Vatican News

Artigo anteriorSanto do dia 11 de abril: Santo Estanislau
Próximo artigoComercial blasfemo que compara batatas fritas a hóstias é retirado do ar depois de protestos de católicos na Itália