“No dia 20 de janeiro normalmente é feriado municipal em nossa cidade, mas não é apenas feriado para descanso, mas sim, oportunidade de celebrarmos o nosso padroeiro”
Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.* / Testemunho de Fé
“A Oração é a fortaleza de São Sebastião”
Iniciamos no dia 7 de janeiro a Trezena em honra ao nosso padroeiro, São Sebastião. Como tem acontecido em todos os anos, queremos fazer crescer ainda mais a devoção ao padroeiro de nossa cidade. A cidade do Rio de Janeiro leva o nome de seu padroeiro, ou seja, chama-se cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, mas todos abreviam e é mais fácil dizer apenas: Rio de Janeiro ou apenas “Rio”.
Ao longo da Trezena de São Sebastião visitamos casas, morros, bairros e diversas comunidades. Durante a Trezena pedimos, sobretudo, que São Sebastião interceda por todos nós a Deus para que derrame a paz sobre essa cidade.
O tema da Trezena deste ano de 2024 é: “A Oração é a fortaleza de São Sebastião”. Através da oração perseverante, São Sebastião alcançou muitas graças, inclusive na hora do martírio. Por meio da oração e da fé, São Sebastião evangelizou aqueles que eram presos e perseguidos pelo Império Romano. Que todos nós possamos ser perseverantes na oração a exemplo de São Sebastião, e através da fé superarmos todos os obstáculos e dificuldades.
O tema da “Oração” escolhido para a Trezena deste ano é por conta de que a Igreja vive esse ano o “Ano da Oração”, em preparação ao jubileu que será vivido no ano de 2025. No ano passado, o tema da Trezena foi a vocação, pois a Igreja vivia o Ano Vocacional. Tanto o tema do ano passado quanto o tema deste ano têm ligação com a vida de São Sebastião. E, do mesmo modo, tem ligação com a nossa vida, pois todos nós somos vocacionados e chamados por Deus a nutrir uma vida de oração. A oração diária e o contato com a Palavra de Deus alimentam e fortalecem a nossa fé.
São Sebastião dava testemunho com a vida, e em nenhum momento negou a fé em Jesus Cristo. Do mesmo modo, cada um de nós é chamado para a missão, cabe a nós dar o sim a Deus e testemunhar para as pessoas a fé que professamos em Cristo. Sejamos testemunhas do Senhor em nossa casa, comunidade, trabalho e escola. Que ao longo dessa Trezena possamos formar grupos de oração em nossas comunidades, bairros, entre os vizinhos, e rezar com a Trezena de São Sebastião. E ainda, acompanhar a programação da Trezena e, se puder, participar onde ela estiver acontecendo.
Desde o dia 7 de janeiro até 19 de janeiro realizamos a Trezena de São Sebastião. São 13 dias em que nos preparamos para celebrar, no dia 20 de janeiro, a grande festa de nosso padroeiro. Sempre antes de celebrarmos a memória, ou a festa de um santo, rezamos um tríduo (três dias), uma novena (nove dias) ou a Trezena (13 dias). A importância de São Sebastião é tão grande para nós que não podemos apenas celebrá-la no dia 20, mas temos que nos preparar ao longo de 13 dias.
A Trezena de São Sebastião em nossa Arquidiocese do Rio de Janeiro acaba sendo uma missão popular, pois percorremos ao longo dos 13 dias diversos pontos de nossa cidade, e onde a imagem peregrina chega, a paz, a fé, o amor entre todos também chega. Quando a imagem chega, é uma oportunidade de anunciarmos o Evangelho de Jesus Cristo e podemos converter muitos corações. Todos os fiéis se unem num mesmo objetivo, pedir a intercessão de São Sebastião por toda a população da cidade.
É bonito de ver ao longo da Trezena de São Sebastião as expressões de fé e a devoção popular do povo. Por meio dessa missão popular que realizamos muitos corações se aproximam de Deus e confiam as suas necessidades ao nosso santo padroeiro.
Nos dias atuais, somos convidados a seguir os passos de São Sebastião e ser mensageiros do Evangelho. Que possamos anunciar a Palavra e fortalecer a fé daqueles que estão doentes, acamados, encarcerados, daqueles que vivem em situação de rua, enfim, somos chamados a anunciar o Evangelho em toda e qualquer situação. Sejamos profetas nos dias de hoje, sal na terra e luz no mundo.
Este ano, o dia 20 de janeiro será em um sábado, além de ser feriado em nossa cidade para melhor participarmos dos festejos, da procissão e da Santa Missa em honra ao nosso padroeiro. “No dia 20 de janeiro normalmente é feriado municipal em nossa cidade, mas não é apenas feriado para descanso, mas sim, oportunidade de celebrarmos o nosso padroeiro”. A Festa de São Sebastião também é um momento para pedir a intercessão dele ao longo de todo o ano. Pedir para que as nossas colheitas sejam férteis, pedir para que tenhamos paz em nossa cidade e no mundo. Sejamos ardorosos mensageiros do Evangelho como foi São Sebastião e que a Palavra de Deus seja difundida entre todas as famílias.
Teremos uma programação intensa desde o dia 7 de janeiro até ao dia 19 e depois, o grande dia da celebração de nosso Santo Padroeiro, dia 20. A Trezena pode ser acompanhada através das mídias católicas, TV, rádio e internet. Na impossibilidade de ir presencialmente, participe através desses meios, mas não deixe de realizar. Baixe os textos da internet e reze a cada dia conosco. Programe-se no dia 20 para participar da procissão, às 16h, que sairá da Basílica Santuário e irá até a Catedral Metropolitana, e participe da Missa Solene, às 17h. Será um momento de muita alegria para todo o povo de Deus de nossa arquidiocese.
Participemos com alegria da Trezena de São Sebastião ao longo desses dias, e que ele continue intercedendo por nossas intenções. Sejamos discípulos e missionários ardorosos do Senhor e com fé e coragem anunciemos o Evangelho. Do mesmo modo que São Sebastião, também façamos da oração nossa fortaleza!
*Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ