Entrar em uma igreja é um gesto livre, em que a alma se abastece em Deus enquanto desfruta de um revigorante banho de beleza e graça
Jean-Michel Castaing / Aleteia
Durante o período de férias, muitos de nós conheceremos novas cidades ou vilas. E em todo lugar, há uma igreja que ergue sua silhueta alta e majestosa. Se a porta estiver aberta, não hesitemos em entrar na casa de Deus. Ele está esperando por nós!
Veja abaixo três razões pelas quais uma igreja aberta é uma bênção:
1 – PRESENÇA DE DEUS
A primeira razão (e a mais óbvia) é que Deus está presente ali. Jesus está presente no sacrário. Podemos ficar na sua companhia, rezar para ele, adorá-lo, falar com ele, confiar-lhe as nossas dores, as nossas preocupações, mas também as nossas alegrias, os nossos desejos. Nas pequenas localidades, o Santíssimo nem sempre está presente. Mas não deixe de entrar na igreja por isso, pois ela é a casa do Senhor. Tudo nos fala Dele: o altar, as pinturas, as estátuas, as Vias Sacras ao longo da nave. Nestes edifícios, gerações de cristãos rezam desde tempos imemoriais. O ar que ali respiramos está carregado daquela piedade que nos vem das profundezas do tempo e que fortalece e acalma o espírito.
2 – UM MOMENTO LIVRE
A segunda razão para cruzar a soleira de nossas igrejas durante as férias é que esse é um gesto gratuito que se encaixa perfeitamente nesse período. Gratuito nos dois sentidos do termo: nenhum balcão na entrada exigirá que você pague o direito de entrar, mas também gratuito no sentido de que não temos justificativa para fornecer – nem aos outros nem a nós mesmos! Livre como o amor.
Em nossa sociedade marcada pelo peso das avaliações mercantis dos seres e das coisas, onde tudo é racionalizado e ponderado, visitar uma igreja é um gesto isento de razões econômicas, políticas ou militantes. Ninguém vai pedir seus documentos ou os motivos que o levaram a cruzar o limiar da casa de Deus. Você estará em casa ali. Deus também não vai pedir seus papéis. Pelo contrário: Ele ficará muito feliz com sua visita.
3 – O ATRATIVO DA BELEZA
Finalmente, as igrejas são templos da beleza. Deus é lindo, suas igrejas também. Um retábulo barroco aqui, um afresco ali… E a beleza também é gratuita. Assim como os benefícios que ela nos traz, com a paz de espírito, por exemplo. Toda igreja mergulha-nos oportunamente num banho de juventude, porque a beleza fala da eterna juventude de Deus e da Criação.
Portanto, nada melhor que incluir no seu roteiro de férias uma visita a uma igreja. E não precisa nem ser naquelas igrejas que viraram pontos turísticos: Deus está em todas elas.