O Terço é uma iniciativa de Dom Orani, que convocou o povo de Deus para se reunir nas praças ou igrejas para um momento de oração para invocar o dom da paz
Por Testemunho de Fé*
De 16 a 31 de outubro acontece mais uma edição do Terço pela Paz em âmbito arquidiocesano, a ser realizada nos 12 vicariatos episcopais da Arquidiocese do Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pela Rádio Catedral, sempre às 20h. Outubro foi escolhido por ser o Mês do Rosário, quando se celebra, no dia 7, a memória de Nossa Senhora do Rosário. A recitação do Terço pela Paz será realizada de segunda a sexta-feira, numa praça ou igreja escolhida pelos vicariatos.
No dia 18 de outubro, quarta-feira, o Terço será recitado por Dom Orani João Tempesta, diretamente dos estúdios da Rádio Catedral, às 20h.
O pedido de intercessão à Mãe de Deus pela paz, e as necessidades do povo de Deus e da Igreja, começou primeiramente em âmbito regional, no ano de 2017, para ser realizado no mês de maio nas arquidioceses e dioceses fluminenses.
A iniciativa foi de Dom Orani, quando esteve à frente da presidência do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Segundo o vigário episcopal do Vicariato para a Pastoral, cônego Cláudio dos Santos, o Terço é uma iniciativa de Dom Orani, que convocou o povo de Deus para se reunir nas praças ou igrejas para um momento de oração para invocar o dom da paz. “Em uma cidade marcada por tantas dificuldades e de luta como é o Rio de Janeiro, faz-se necessário que a paz seja uma realidade. O Terço pela Paz é uma contribuição da Igreja através da oração de seus fiéis no Mês do Rosário. Todos juntos, de mãos dadas pedindo à Mãe de Deus que ela interceda junto ao seu Filho, para que a paz verdadeiramente reine em todos os corações”, disse.
“Que a paz reine em nossos corações, em nossa vida, mas também reine em nossas casas, em cada bairro, em cada canto dessa nossa cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Ele que é o príncipe da paz, o Senhor Jesus, possa acolher nossos pedidos pela intercessão de sua mãe”, acrescentou.
Cônego Cláudio dos Santos observou que o pedido de paz não pode ficar reduzido só a nossa cidade do Rio de Janeiro, mas para o Brasil e o mundo inteiro, com tantas situações de violências, guerras e mortes.
“Estamos assistindo a uma guerra em pedaços, como diz o Papa Francisco. Há conflitos e guerras em várias partes do mundo. A da Ucrânia se estende, e agora começou na Terra Santa. Precisamos rezar para que a paz seja uma realidade na vida e história da nossa humanidade”, concluiu o vigário episcopal.
PROGRAMAÇÃO
16/10/23, segunda-feira, Vicariato Urbano, Capela Nossa Senhora de Fátima, Praça Presidente Aguirre Cerda, no alto do bairro de Fátima (próximo à Paróquia de Fátima, na Rua Riachuelo)
17/10/23, terça-feira, Vicariato Norte, Paróquia São Francisco Xavier, na Tijuca
18/10/23, quarta-feira, Rádio Catedral, com Dom Orani
19/10/23, quinta-feira, Vicariato Leopoldina, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha do Governador
20/10/23, sexta-feira, Vicariato Oeste, Paróquia São Sebastião e Santa Cecília, na Praça da Fé, em Bangu
23/10/23, segunda-feira, Vicariato Campo Grande, Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Campinho
24/10/23, terça-feira, Vicariato Santa Cruz, Paróquia São José, em Santa Cruz
25/10/23, quarta-feira, Vicariato Jacarepaguá/Barra, Praça Padre Cícero, ao lado da Paróquia São João Batista, na Estrada de Jacarepaguá, 4.450, em Rio das Pedras
26/10/23, quinta-feira, Vicariato Sul, Largo do Machado (na praça, em frente à Paróquia Nossa Senhora da Glória)
27/10/23, sexta-feira, Vicariato Anchieta, Praça Nossa Senhora das Dores, em frente à Paróquia Santo Antônio, na Pavuna
30/10/23, segunda-feira, Vicariato Madureira, Paróquia Nossa Senhora da Apresentação, em Irajá
31/10/23, terça-feira, Vicariato Cascadura, Praça Quintino Bocaiúva, em Cascadura
*Publicação semanal da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro