Terço dos Homens na Basílica de São Sebastião tem novo Coordenador

O novo titular é MESC e substitui Paulo Roberto Ogliari, há cerca de onze anos na coordenação.

Paulo Roberto Ogliari (dir.) e Paulo Cesar de Araújo, o MESC e Congregado Mariano que assume a coordenação do grupo. | Foto: Emilton Rocha

Por Emilton Rocha / Pascom

O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão (MESC), Paulo Cesar de Araújo, assumiu a função de coordenador do Terço dos Homens no Santuário Basílica de São Sebastião na terça-feira, 7 de maio, a convite de Paulo Roberto Ogliari, à frente do grupo desde a sua criação há onze anos.

Para o coordenador que está assumindo o cargo, “é uma responsabilidade muito grande, pois o grupo é muito atuante na igreja e com mais de dez anos de existência. E eu espero contribuir no que estiver ao meu alcance e conto com a colaboração de todos do grupo.

Paulo Cesar de Araújo, integra a Congregação Mariana e a Pia União de São José, entre outros grupos de oração, e é casado com Isabel de Araújo, também ministra da Eucaristia e membro de grupos de oração.

Paulo Ogliari deixou a coordenação, mas não vai se afastar em definitivo do ‘Terço’, “continuarei a auxiliar o novo titular sempre que solicitado”, disse à Pascom. Segundo ele, o pároco e reitor Frei Jorge de Oliveira ao ser comunicado da mudança “aprovou-a e até enalteceu o novo coordenador”. “É uma pessoa muito assídua junto ao Terço dos Homens e está conosco há cerca de 4 anos”, acentuou.

O Terço dos Homens

O Terço dos Homens teve início no Santuário Basílica de São Sebastião em 2013. Atualmente os encontros são realizados todas as terças-feiras, às 19h30. É um programa destinado a toda família.

Não há palestras, missas nem apresentações, somente a oração do terço. Sua missão é resgatar para o seio da Igreja de Cristo homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã. O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção e os leva a meditar sobre os principais mistérios da redenção que Cristo nos oferece.

A oração do terço agrada o coração de Nossa Senhora. Cada Ave-Maria é uma rosa que ofertamos a ela, por isso a Santíssima Virgem cria um vínculo com aqueles que rezam. Seu amor maternal cultiva em nós a vontade de uma maior intimidade com ela por meio da oração. Os devotos de Maria estarão sempre firmes na fé, mesmo em meio à tribulação.

A origem do Terço dos Homens a nível mundial é desconhecida. No exterior, “há notícias de tais grupos ao menos desde 1912”. No Brasil, o Terço dos Homens foi fundado pelo Frei Peregrino (Capuchinho), que foi pregar a santa missão em Itabi (SE) e, no final das missões, deixou como um encargo para os homens rezarem o terço todos os meses. Era o dia 8 de setembro de 1936.

Artigo anteriorPor que a Ascensão de Cristo e a Assunção de Maria são distintas?
Próximo artigoSanto do dia 12 de maio: Santa Joana de Portugal