Os itens de maior necessidade são água, material de limpeza e higiene pessoal
A cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, ainda sofre com os efeitos das chuvas ocorridas na terça-feira (15). Até o fechamento desta matéria, sábado, 19 (à noite), haviam 152 mortos e 165 desaparecidos, e diversas pessoas perderam suas casas. As inundações, enxurradas e deslizamentos resultaram em 207 ocorrências e deixaram inúmeros desabrigados e desalojados. O desastre atingiu áreas tradicionais como a Rua Teresa e foi noticiado pela imprensa internacional.
Após a tragédia, várias entidades se mobilizaram para receber doações, entre elas o Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, localizado na Tijuca. A Secretaria Paroquial tem recebido diversos donativos de diversas partes da região.
O Santuário segue arrecadando as doações. Segundo frei Jorge de Oliveira, pároco e reitor, “doações chegam e saem a todo o instante”.
– A Solidariedade humaniza torna-nos irmãos e irmãs na dor. É um caminho de aprendizagem ao olhar para o lado e enxergar as pessoas quebradas, feridas, sofridas. Nestas situações, como aconteceu em Petrópolis, só o amor nas suas consequências de gestos e atitudes pode suavizar tanta perda e tanta dor. Por isso, precisamos continuar marcando nossa presença a partir da nossa fé, nesta Campanha de Solidariedade por Petrópolis – exorta o frade.
O povo daquela cidade está precisando de alimentos não perecíveis, água mineral, roupas, colchonetes, produtos de higiene pessoal, máscaras, álcool em gel e produtos de limpeza. Os itens de maior necessidade são água, material de limpeza e higiene pessoal.
As doações devem ser entregues no Santuário Basílica de São Sebastião (Igreja dos Capuchinhos), à Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca. Tel.: 2204-7900.