
As apresentações profundas dos símbolos papais — o retrato, a assinatura e o brasão — tradicionalmente ocorrem nos primeiros dias de um novo pontificado e fornecem insights sobre as prioridades teológicas e o estilo pastoral que o novo papa pretende enfatizar.
Por AC Wimmer / Catholic News Agency
O Vaticano revelou o retrato oficial e a assinatura do Papa Leão XIV no sábado, revelando a adesão do pontífice americano aos elementos papais tradicionais apenas dois dias após sua eleição histórica.
O retrato formal mostra o papa de 69 anos vestindo a mozeta vermelha (capa curta), estola bordada, roquete branco e cruz peitoral dourada — vestimenta papal tradicional que apresenta um contraste visual com o estilo mais simples preferido por seu antecessor.
A mídia do Vaticano publicou o retrato junto com a assinatura pessoal do papa, que inclui a notação “PP” — uma abreviação tradicionalmente usada em assinaturas papais que significa “Pastor Pastorum” (“Pastor dos Pastores”). O Papa Francisco havia se afastado desta convenção, assinando simplesmente como “Franciscus”.

Esse retorno aos elementos tradicionais acompanha o brasão papal de Leão.
O desenho heráldico apresenta uma flor-de-lis sobre fundo azul, simbolizando a Virgem Maria, enquanto o lado direito exibe um coração atravessado por uma flecha, apoiado sobre um livro sobre fundo creme. Baseia-se no símbolo tradicional da Ordem Agostiniana.
A flor-de-lis tem um significado particular na iconografia católica como símbolo de pureza e da Virgem Maria.
O desenho do lírio de três pétalas também foi associado à Santíssima Trindade. É destaque na heráldica francesa, o que pode ter um significado pessoal para o papa, que tem ascendência francesa por parte de pai.

Abaixo do escudo há um pergaminho exibindo o lema episcopal do papa: “In illo uno unum” (“Em um só Cristo somos um”), uma frase tirada do comentário de Santo Agostinho sobre o Salmo 127. O lema reflete as raízes de Leão na ordem agostiniana e seu compromisso com a unidade na Igreja.
Essas apresentações profundas dos símbolos papais — o retrato, a assinatura e o brasão — tradicionalmente ocorrem nos primeiros dias de um novo pontificado e fornecem insights sobre as prioridades teológicas e o estilo pastoral que o novo papa pretende enfatizar.
Leão XIV, nascido Robert Francis Prevost em Chicago, fez história em 8 de maio, tornando-se o primeiro papa nascido nos EUA.
Correção, 12 de maio de 2025: Uma versão anterior deste artigo descreveu o coração no brasão como uma representação do Sagrado Coração de Jesus.