Semana Santa: Frades Capuchinhos celebram o Domingo de Ramos com procissão e missas

Catholic Pictures

Concentração será na Praça Afonso Pena, às 7h30, onde haverá a bênção dos ramos, início da missa e partida da procissão

Emilton Rocha / Pascom

O Domingo de Ramos é uma referência ao evento bíblico que celebra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, que ocorreu dias antes de sua crucificação. Segundo a tradição cristã, quando Jesus entrou na cidade, foi recebido por uma multidão que o aclamava como rei e espalhava ramos de palmeira pelo caminho, em sinal de reverência e respeito.

Esta celebração marca o início da Semana Santa, um período de profunda reflexão e preparação para a Páscoa. Durante o Domingo de Ramos, muitas igrejas realizam procissões e missas especiais, onde os fiéis carregam ramos abençoados, simbolizando a renovação da fé e a esperança de novos começos.

É um dia de grande significado para os cristãos, que celebra os últimos dias da vida de Jesus na Terra. Durante as celebrações, os fiéis costumam levar ramos para serem abençoados nas igrejas, como um gesto de fé e devoção. Este dia nos convida a refletir sobre a humildade e o amor de Jesus, preparando nossos corações para os eventos que culminam na Páscoa, a ressurreição de Cristo.

A programação do Santuário Basílica de São Sebastião para este dia especial começa às 7h30, ocasião em que os paroquianos se concentram na Praça Afonso Pena, Tijuca, para a organização da procissão de Ramos. Após o celebrante abençoar os ramos, a missa será iniciada e o cortejo seguirá até o Santuário Basílica, onde a celebração continuará. Após a chegada do cortejo na igreja, a missa será continuada. Neste dia, todas as celebrações contarão com a bênção dos ramos.

Programação da Semana Santa

13/4 – Domingo de Ramos 7h30 – Concentração na Praça Afonso Pena, Tijuca, para a procissão de Ramos. Após a bênção dos ramos, a Missa será iniciada e a procissão seguirá até o Santuário Basílica, onde a celebração continuará. Após a chegada da procissão, a Missa será continuada. Neste dia, todas as celebrações contarão com a bênção dos ramos.

14/4 – Segunda-feira Santa: Missa às 18h

15/4 – Terça-feira Santa: Missas às 7h e 18h | Às 1930h: Terço dos Homens na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes (Mistérios Dolorosos)

16/4 – Quarta-feira Santa: Missas às 7h e 18h | 19h – Via Sacra na Praça Afonso Pena

Tríduo Pascal (é o conjunto de três dias celebrados no Cristianismo, composto pela Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e o Sábado Santo)

17/4 – Quinta-feira Santa, 19h – Santa Missa da Ceia do Senhor e do Lava-pés, desnudação do Altar, translado do Santíssimo para a Capela da Adoração.

18/4 – Sexta-feira da Paixão, 15h Solene Ação Litúrgica: Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração do Senhor na Cruz e Comunhão. Procissão com as Venerandas Imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores. Em seguida, exposição das Venerandas Imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores.

19/4 – Sábado Santo, 19h Vigília Pascal. Pela manhã a Igreja se coloca em Vigília de Esperança junto à Mãe Dolorosa.

20/4 – Domingo da RessurreiçãoPáscoa – Missas às 7h, 8h30, 11h30, 17h e 18h30.

Artigo anteriorSão José de Anchieta nasceu na solenidade de são José e consagrou sua castidade à Virgem Maria
Próximo artigoSanto do dia 21 de março: São Nicolau de Flue