Semana de Formação Litúrgica na Basílica: de 2 a 6 de julho

O tema é o mesmo do ano laicato – “Sal da terra e luz do mundo” –, e o evento será realizado no Salão Frei Nemésio

foto liturgia
CONCÍLIO VATICANO: Liturgia é o “cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte donde emana toda a sua força” / Foto: Google

Por Emilton Rocha / Pascom

O Santuário Basílica de São Sebastião dos Capuchinhos, por meio de carta divulgada pelo reitor Frei Arles Dias de Jesus, está convocando todos os grupos – pastorais, movimentos e associações – para participar da Semana de Formação Litúrgica, que será realizada de 2 a 6 de julho na Basílica, das 19h30 às 21h, no Salão Frei Nemésio.

O evento tem como um dos objetivos despertar a consciência dos coordenadores das pastorais e movimentos sobre a importância e necessidade de todo o seu grupo, ou parte dele, se informarem continuamente e se aprofundarem periodicamente sobre a organização e a realização das celebrações e atos litúrgicos sob suas responsabilidades, a fim de que sejam organizados e realizados com o devido Decoro Litúrgico.

LITURGIA

O concílio Vaticano diz que a liturgia é o “cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte donde emana toda a sua força” (SC 10). A palavra LITURGIA vem da língua grega: laos = povo e ergon = ação, trabalho, serviço, ofício…

Unificando os dois termos que formam a palavra, encontramos a raiz mais profunda do significado da LITURGIA, ou seja: AÇÃO, trabalho, serviço do povo e realizado em benefício do povo, isto é: um serviço público, como dizemos hoje. Este sentido primeiro da palavra nos ajuda a buscar o que deve ser hoje a LITURGIA CRISTÃ em nossas comunidades, sobretudo depois de séculos de história em que a liturgia ficou reduzida a uma ação realizada por ministros ordenados (bispo, padre…) para o povo. Era uma ação em que o povo não tomava parte, apenas “assistia” como espectador e, muitas vezes, sem compreender o que estava sendo feito.

O Concílio Vaticano II veio resgatar o sentido genuíno da Liturgia, como AÇÃO do povo batizado e, por isso todo ele SACERDOTAL chamado ao louvor de Deus e a transformação e santificação da vida e da história. Uma ação conjunta em parceria com o próprio Deus, numa dinâmica de aliança e participação cada vez mais “ativa, consciente, plena e frutuosa.”

Deus sempre age em favor do seu povo e sua ação é permanente SERVIÇO À VIDA, um bem que atinge toda a humanidade. Esta ação nos envolve e nos torna participantes dela, numa aliança de amor e compromisso. O sentido mais amplo da Liturgia é toda a ação realizada por Deus, em Jesus Cristo e, através do seu Espírito em nós e através de nós a toda a humanidade. A liturgia realiza e manifesta a Igreja como sinal visível da comunhão entre Deus e as pessoas humanas por meio de Cristo. Insere os fiéis na vida nova da comunidade. Implica na participação consciente, ativa e frutuosa de todos. A liturgia também é participação na oração de Cristo dirigida ao pai no espírito Santo.

A CARTA DE CONVOCAÇÃO

“Caríssimos irmãos e irmãs,

O Santuário Basílica São Sebastião dos Capuchinhos vem por meio desta convocar todos os grupos, pastorais, movimentos e associações para participar da Semana de Formação Litúrgica, que acontecerá no Salão Frei Nemésio nos dias 02 a 06 de julho no horário das 19h30 h às 21h. Este momento formativo vem ao encontro da proposta de estar sempre formando, informando e atualizando todos que atuam ou que atuarão diretamente ou indiretamente na liturgia e espiritualidade de nossas missas. Teremos como tema o ano do laicato: “Sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-14), e serão tratados de assuntos pertinentes a todos.

Durante a semana do evento não haverá encontros de grupos, pastorais, movimentos e associações pelo motivo exposto acima e a participação geral de todos. Lembramos a todos que este assunto fora tratado na Assembleia Paroquial 2017 e agendada com aprovação dos presentes.

Fraternalmente.

Frei Arles Dias de Jesus, OFM Cap

Reitor do Santuário Basílica de São Sebastião dos Capuchinhos”

FORMAÇÃO LITURGICA (2)