São Sebastião: vocacionado à missão

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.*

No dia 7 de janeiro, se iniciou a 14ª trezena de São Sebastião, padroeiro de nossa arquidiocese e cidade. A Trezena deve ir até o dia 19 de janeiro e, no dia 20, acontece a grande celebração de nosso padroeiro. Sempre quando rezamos a novena ou trezena de um santo, buscamos imitar as virtudes daquele santo e, do mesmo modo, sermos testemunhas de Jesus Cristo nos dias de hoje.

São Sebastião viveu no início da era cristã, no surgimento da Igreja primitiva, enfrentou muitas dificuldades para anunciar o Evangelho. Devido à perseguição do império romano aos cristãos, o Evangelho tinha que ser pregado às escondidas. São Sebastião entrou para o exército romano, se tornou soldado e usou isso para consolar e apoiar os cristãos presos. Que nos dias de hoje tenhamos a coragem que São Sebastião teve para anunciar o Evangelho a todas as pessoas e em qualquer circunstância. Não tenhamos medo de dizer que somos cristãos e discípulos de Jesus. Durante a Trezena de São Sebastião, peçamos ao Espírito Santo que nos ilumine e nos dê coragem para sermos autênticos discípulos e missionários de Jesus.

Este ano, a Igreja no Brasil vive o IIIº ano vocacional, rogando ao Senhor que nunca faltem operários para a messe e anunciadores autênticos do Evangelho. São Sebastião era um anunciador autêntico do Evangelho e fiel operário da messe. Por isso, o tema escolhido para a Trezena deste ano tinha que ter um cunho vocacional. O tema escolhido é: São Sebastião: Vocacionado à Missão! No plano pastoral da arquidiocese estamos, neste ano, no pilar da missão.

Com certeza, São Sebastião foi chamado por Deus para anunciar o Evangelho. Ele foi chamado para a missão e com coragem anunciava o Evangelho entre os cristãos presos. São Sebastião dava testemunho com a vida e em nenhum momento negou a fé em Jesus Cristo. Do mesmo modo, cada um de nós é chamado para a missão. Cabe a nós dar o sim a Deus e testemunhar para as pessoas a fé que professamos em Cristo. Sejamos testemunhas do Senhor em nossa casa, comunidade, trabalho e escola. Rezemos, ainda, pelas vocações, para que muitos jovens sejam chamados a dar o sim a Deus e abraçar a missão.

Como de costume, sempre quando realizamos a Trezena de São Sebastião, a imagem peregrina percorre as comunidades de nossa arquidiocese. Este ano, percorrerá as comunidades e como sempre levando a mensagem do Evangelho. Sempre quando a imagem passa nas comunidades, nos morros de nossa cidade, todos param e a paz, a alegria e a emoção tomam conta daquele local. Esse momento é uma grande expressão de fé de todo o povo. E ainda é uma maneira de todo o povo conhecer melhor o padroeiro de nossa cidade e da arquidiocese. Desde que cheguei na arquidiocese, priorizo esse momento para poder conhecer melhor nossas comunidades e o povo se sentir mais próximo da igreja. É uma grande missão popular.

Pedimos que este ano durante a Trezena, as pessoas ofertem uma Bíblia, pode ser usada, desde que esteja em bom estado. As bíblias serão doadas para aquelas pessoas que não possuem, com o intuito de que a Palavra de Deus seja mais difundida entre nossas comunidades e que todas as famílias possam meditar a Palavra, conformando a sua vida com aquilo que ali está escrito. A intenção de doar as bíblias é, também, no sentido de sermos como São Sebastião, ardorosos mensageiros do Evangelho. Que possamos contribuir com esse gesto concreto e, durante os treze dias da novena, escolha algum dia para levar a Bíblia no seu grupo, seja na igreja ou em casa. Todo cristão católico deve ter em casa a Palavra de Deus e meditá-la diariamente. Iremos solenizar essa distribuição no terceiro domingo do Tempo Comum, domingo criado pelo Papa Francisco, como domingo da Palavra (dia 22).

Temos uma programação intensa desde o dia 7 de janeiro até o dia 19 e, depois, o grande dia da celebração de nosso Santo Padroeiro, no dia 20. A Trezena pode ser acompanhada por meio das mídias católicas, TV, rádio e internet. Na impossibilidade de ir presencialmente, participe através desses meios, mas não deixe de realizar. Podem baixar os textos da Trezena de nosso site da arqrio.org.br. Um outro convite que faço é não deixar de participar das celebrações do dia 20, dia de nosso padroeiro. O Dia de São Sebastião é feriado em nossa cidade, mas não deve ser um feriado apenas de passeio e descanso, mas para nós deve ser um momento de participar dos festejos de nosso amado padroeiro. Programe-se para participar da procissão, às 15h, que sairá da Basílica Santuário e irá até a Catedral Metropolitana, e participe da missa, às 17h. Será um momento de muita alegria para todo o povo de Deus de nossa arquidiocese.

A Festa de São Sebastião deste ano será um momento para agradecer a Deus tantos benefícios concedidos por intercessão de São Sebastião. Agradeçamos a Deus por ter passado pela pandemia da covid-19 (que ainda não terminou) e tantos outros males. A Festa de São Sebastião também é um momento para pedir a intercessão dele ao longo de todo o ano. Pedir para que as nossas colheitas sejam férteis, pedir para que tenhamos paz em nossa cidade e no mundo e pelo fim da pandemia da Covid-19. Sejamos ardorosos mensageiros do Evangelho, como foi São Sebastião, e que a Palavra de Deus seja difundida entre todas as famílias.

Participemos com alegria da Trezena de São Sebastião ao longo desses dias, e que ele continue intercedendo por nossas intenções. Sejamos discípulos e missionários ardorosos do Senhor e com fé e coragem anunciemos o Evangelho. Do mesmo modo que São Sebastião, também somos chamados por Deus e vocacionados à missão!

*Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Artigo anteriorDom Orani Tempesta: “É tempo de São Sebastião”
Próximo artigoUma impressionante Santa Face de Cristo