São Paulo já tem uma paróquia dedicada ao beato Carlo Acutis

Quadro e relíquia do beato Carlo Acutis. | Crédito: Sarah Néri – ACI Digital

Por Nathália Queiroz / ACI Digital

primeira paróquia universitária do mundo dedicada ao beato Carlo Acutis pertence à diocese de Santo Amaro, São Paulo (SP) e fica dentro do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro. A igreja tem uma relíquia de primeiro grau do beato que veio de Assis, Itália, doada pela mãe do santo, Antonia Salzano.

Carlo Acutis morreu aos 15 anos de leucemia e foi beatificado em 2020 em Assis. A sua canonização será no dia 27 de abril. Ele é um modelo para os jovens por causa do seu profundo compromisso com a fé e sua capacidade de levar a mensagem de Cristo às novas gerações por meio da Internet.

paróquia universitária foi erigida em 25 de janeiro de 2023, em uma missa celebrada pelo bispo de Santo Amaro, dom José Negri. É a paróquia mais nova da diocese.  Antes de se tornar paróquia era uma capela dedicada a são Francisco de Assis.

O beato Carlo Acutis

O beato Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, Inglaterra. Morreu em 2006, aos 15 anos, de leucemia, em Milão, Itália.

Desde muito jovem, Carlo demonstrou um carinho especial por Deus e uma sensibilidade singular para conhecer a fé, apesar de seus pais não serem particularmente devotos naquela época. Esse amor pelo Senhor não parava de crescer e se fortalecia na adolescência, quando Carlo foi diagnosticado com leucemia. Naquele momento, longe de se desesperar, Carlo expressou sua vontade de oferecer seus sofrimentos “pelo Senhor, pelo papa e pela Igreja”.

Carlo foi chamado de “ciberapóstolo da Eucaristia”, “apóstolo dos millennials” e, recentemente, “apóstolo da Internet”, pois foi um promotor dos milagres eucarísticos na internet. Criou um site com essa finalidade. Costumava dizer que a eucaristia era sua autoestrada para o céu.

Carlo morreu em 12 de outubro de 2006, dia de Nossa Senhora Aparecida.

A beatificação de Carlo aconteceu em 10 de outubro de 2020, depois do reconhecimento de um milagre por sua intercessão que aconteceu no Brasil.

O menino Matheus foi curado de uma malformação congênita conhecida como pâncreas anular. A mãe de Matheus ouviu falar de Carlo Acutis por meio de um padre amigo e se dedicou a pedir a intercessão de Carlo pela cura de seu filho. O milagre aconteceu depois que Matheus venerou uma das relíquias do beato que chegou ao Brasil em 2013.

O decreto autorizando a sua canonização foi publicado em 23 de maio de 2024. O papa Francisco aprovou a cura milagrosa de Valeria Valverde, de 21 anos, da Costa Rica, que estava perto da morte depois de ferir gravemente a cabeça em um acidente de bicicleta em 2022. A mãe fez uma peregrinação a Assis e no túmulo do beato Carlo Acutis pediu a sua intercessão pela cura da sua filha. A canonização será no dia 27 de abril durante o Jubileu dos Adolescentes, às 10h30, na praça de São Pedro, no Vaticano.

Artigo anteriorReflexão para a Solenidade de Cristo, Rei do Universo
Próximo artigoIgreja celebra neste domingo, último do Ano Litúrgico, Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo