Segundo o santuário mais de 200 pessoas participaram da última edição do curso, que teve alunos de Portugal, Itália, Suíça, Polônia, República Tcheca, Brasil, Colômbia, Panamá, EUA, Porto Rico e Japão.
Por Natalia Zimbrão / ACI Digital
Estão abertas as inscrições para o curso online “desCodificar Fátima”, ministrado pelo Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, em Portugal. Esta será a quarta edição do curso e acontecerá nos dias 8, 15, 22 e 29 de janeiro, das 21h15 às 22h15 (horário de Portugal).
No primeiro dia, 8 de janeiro, o tema inaugural será sobre a Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima, uma associação pública de fiéis formada por leigos, religiosos, diáconos e padres, que colaboram com o santuário de Fátima e que completou cem anos em 2024.
No segundo dia do curso, 15 de janeiro, a primeira parte da sessão abordará a carta pastoral de aprovação das visões-aparições de Fátima, através da qual o então bispo de Leiria, dom José Alves Correia da Silva, reconheceu as aparições de 1917. A segunda parte tratará dos santos representados no topo da colunata do santuário de Fátima.
O terceiro dia, 22 de janeiro, será dedicado às congregações e institutos religiosos inspirados em Fátima. Também abordará a casa-museu da irmã Lúcia, que foi reaberta ao público em julho deste ano, depois de oito meses de obras de restauro.
No último dia, 29 de janeiro, o curso tratará dos desafios da conservação das imagens das Virgens Peregrinas de Fátima e o cântico do “Ave de Fátima”, de Afonso Lopes Vieira.
Segundo o santuário, a iniciativa é destinada a todos os interessados, especialmente pesquisadores e estudantes das áreas das ciências humanas e sociais, professores do ensino básico e secundário, das áreas de história, história da arte, filosofia, educação moral e religiosa católica, e formadores, catequistas e outros agentes pastorais.
Segundo o santuário mais de 200 pessoas participaram da última edição do curso, que teve alunos de Portugal, Itália, Suíça, Polônia, República Tcheca, Brasil, Colômbia, Panamá, EUA, Porto Rico e Japão.
A inscrição no curso “desCodificar Fátima” custa 20€ (cerca de R$ 126) e pode ser feita AQUI. No final, será entregue um certificado aos participantes.