Esta é a maior romaria do ano na Basílica de Aparecida
Por Aleteia
O Santuário Nacional de Aparecida vive os preparativos para a 15.ª Romaria do Terço dos Homens, que acontece entre os dias 10 e 12 de fevereiro de 2023. Ao todo, 100 mil pessoas devem participar desta que é a maior romaria do ano na Basílica de Aparecida.
Em 2020, o santuário acolheu 80 mil devotos de todo o país para o evento. Em 2021, a Romaria do Terço dos Homens aconteceu de forma virtual por causa da pandemia. Já no ano passado, o encontro seguiu protocolos sanitários e teve número reduzido de peregrinos.
Programação
A romaria começa na sexta-feira (10), às 19h30, com a Missa de abertura no Altar Central da Basílica. Depois, uma procissão luminosa segue até o Seminário Santo Afonso, no centro de Aparecida. A partir das 23h, os grupos de oração se reúnem em vigília na Capela do Santíssimo.
No sábado (11), a programação para os homens do terço inclui Missa campal na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, às 7h; Terço Solene e Consagração à Nossa Senhora Aparecida, no Altar Central, às 14h e show musical no pátio das Palmeiras, a partir das 20h30.
No domingo, último dia do encontro, a Missa de envio da Romaria do Terço dos Homens começa às 8h, no Santuário Nacional. Em seguida, às 9h, os devotos saem em procissão até a Tribuna Dom Aloísio. O encerramento oficial acontece às 18h, com Missa no Altar Central da Basílica.
Gesto concreto
Os participantes da Romaria do Terço dos Homens são convidados a fazer um gesto concreto, com a doação de alimentos, fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal. As doações serão repassadas a entidades da região, cadastradas no Núcleo de Serviço Social do Santuário.
Os grupos que desejarem registrar presença na 15ª Romaria do Terço dos Homens poderão realizar a inscrição pelo portal A12.
O Terço dos Homens
O Terço dos Homens é um movimento de grupos de homens que se reúnem para rezar o terço em paróquias e comunidades de todo o Brasil. As orações e reflexões devem estar em sintonia com a comunidade eclesial. Por isso, é importante que tenha o apoio do pároco ou do responsável pela comunidade.
A reza do terço é uma porta aberta para a evangelização. Os fiéis devem participar ativamente da comunidade, da Eucaristia dominical e de outros momentos da Igreja.