Em meio a emoção, crianças recebem a Primeira Eucaristia

Ao final da celebração, os jovens fizeram uma linda homenagem oferecendo rosas à Imaculada Conceição

RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS BATISMAIS Ao terminar a Homilia, a criança se colocará junto de seus pais e padrinhos e realizará a renovação das promessas do Batismo. Neste momento, acende-se a vela com o Círio Pascal. (Foto: Alerrandro Teófilo)

Emilton Rocha / Pascom

Após quase um ano e meio de preparação, 23 crianças da Catequese do Santuário Basílica de São Sebastião foram apresentadas ao Altar do Senhor no sábado, 25 de setembro, no seu encontro inicial com Jesus para a sua Primeira Eucaristia – ou Primeira Comunhão. No decorrer desse tempo, em que os ensinamentos foram ministrados, de forma virtual e presencial, os jovens foram conhecendo e se aprofundando na experiência cristã e, principalmente na vivência comunitária, descobrindo o que significa a comunhão.

“Fazer a Primeira Comunhão significa querer estar cada dia mais unido a Jesus, crescer na amizade com Ele e desejar que também os outros possam gozar da alegria que Jesus nos quer dar”, já disse o Papa Francisco. Para o Pontífice, “fazer a Primeira Comunhão significa querer estar cada dia mais unido a Jesus, crescer na amizade com Ele e desejar que também os outros possam gozar da alegria que Jesus nos quer dar”.

O ato religioso foi celebrado por Frei Jorge de Oliveira, reitor do Santuário Basílica (com participação do Diácono Manoel Tavares), que na homilia disse que a Palavra de Deus precisa ficar bem perto de nós e que a Bíblia não é para ficar no alto de uma estante sem a possibilidade de acesso.

ATO RELIGIOSO Garoto recebe a hóstia das mãos de Frei Jorge, o símbolo do corpo de Cristo em cada um que faz a comunhão. (Foto: Angela Zolhof)

– Esses jovenzinhos, essas crianças, esses adolescentes passaram por esse tempo de preparação, dentro do que nós estamos vivenciando hoje de forma online, permanecendo neste método porque ainda não podemos estar perto um dos outros, mas eles sonharam com esse momento, desejaram este momento, juntamente com seus familiares – olha que coisa mais linda! – disse.

Segundo ele, a comunidade com ajuda daqui, ajuda de lá, acompanhou, “cuidou da formação desses jovenzinhos, tirando as suas dúvidas, ajudando-os a perceber esse amor de Deus maravilhoso na nossa vida, na vida de todos os seus filhos e filhas que vai depois perpassando no coraçãozinho de cada pessoa, na vivência de cada família, de cada casal, pessoas que ali querem viver essa palavra e colocá-la em prática”.

Foram momentos emocionantes e de muita alegria e compensadores. O grupo de catequistas do Santuário Basílica é composto por Felipe de Oliveira Silva, Luana Ribeiro da Silva Gonçalves e Sonia Maria G. Hirakawa; a coordenadora é Aline Almôndega, a ‘tia’ Aline.

Ao final da celebração, os jovens fizeram uma linda homenagem oferecendo rosas à Imaculada Conceição.

O que é Eucaristia

Eucaristia significa reconhecimento, ação de graças, em grego, é uma celebração da Igreja Católica, para lembrar da morte e ressurreição de Jesus Cristo, é também chamada de comunhão.

Para receber a eucaristia, é necessário fazer a catequese, que são encontros onde as pessoas aprendem sobre Deus, a Bíblia, uma reflexão sobre o catolicismo. Após a catequese, aí sim o indivíduo está preparado para fazer a primeira comunhão, que geralmente é feita com 7 anos de idade, o que não impede que outras pessoas se convertam ao catolicismo, e façam depois. A eucaristia é um dos sete sacramentos, que é quando as pessoas recebem a hóstia, o símbolo do corpo de Cristo em cada um que faz a comunhão.

A eucaristia é o próprio sacrifício do corpo e do sangue de Jesus, é o banquete de Deus, onde ele reparte o pão e o vinho, representado pela hóstia, e relembrando o momento que Jesus o fez, com seus apóstolos, e cada indivíduo tem o direito de fazer a comunhão. Antes da comunhão, as pessoas têm que estar livres dos seus pecados, fazendo a confissão para um padre.

O significado da eucaristia é receber a hóstia como o corpo de Cristo que ele ofereceu na cruz, e o vinho é seu sangue derramado para remissão da humanidade. No catolicismo, a transubstanciação ocorre durante a eucaristia, ou seja, existe uma mudança de substância, e o pão se transforma no corpo de Cristo e o vinho no sangue de Cristo.

GALERIA DE FOTOS

Fotos de Alerrandro Teófilo

 

Artigo anteriorConheça o lugar onde o Padre Pio morava
Próximo artigoSanto do dia 30 de setembro / SÃO JERÔNIMO