Santo do dia 29 de novembro: Todos os Santos da Ordem Seráfica

Um total de 482 membros das Ordens Franciscanas canonizados e beatificados no fim do milênio

A Ordem Seráfica foi em todos os tempos lugar de santidade: esta é a razão de sua vitalidade espiritual que faz com que ela floresça. Seus filhos Santos, quer na Primeira, Segunda e Terceira Ordem, pertencem a todas as classes sociais e de todos os povos. Entre estes há mártires, médicos, padres, irmãos religiosos, leigos, virgens, santas mulheres… Uma enorme multidão que se reuniu em torno do Poverello de Assis.

A Festa de Todos os Santos da Ordem Franciscana é comemorado neste dia, porque em 29 novembro de 1223, o Papa Honório III confirmou solenemente a Regra de São Francisco, já verbalmente aprovada em 1209 pelo Papa Inocêncio III. A regra original é preservada entre as relíquias, na Basílica de São Francisco de Assis.

Na passagem para o Terceiro Milênio, a Ordem Franciscana contava com 110 Santos canonizados da Primeira Ordem; 9 Santas canonizadas da Segunda Ordem; 53 Santos e Santas canonizados da Terceira Ordem Regular e Secular 53; 161 Religiosos da Primeira Ordem beatificados; 34 Religiosas da Segunda Ordem beatificadas; 95 da Terceira Ordem Regular e Secular beatificados. Num total de 482 membros das Ordens Franciscanas canonizados e beatificados no fim do milênio.

E graças à vitalidade evangélica de Francisco, esta lista não para de crescer. Aprendemos a preferir as coisas humildes.

Fonte: Santoral Virtual

Artigo anteriorSanto do dia 28 de novembro: São Tiago das Marcas
Próximo artigoFesta de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa foi linda. Veja as fotos