Santo do dia 27 de maio: Santo Agostinho de Cantuária

Hoje é celebrado Santo Agostinho de Cantuária, o apóstolo da Inglaterra

Santo-Agostinho-da-CantuariaSanto Agostinho de Cantuária foi um monge da Ordem de São Bento, o primeiro Arcebispo de Cantuária na Inglaterra, um dos padres da igreja latina e um dos maiores evangelizadores europeus junto com São Patrício, na Irlanda, e São Bonifácio, na Alemanha.

A data de seu nascimento é desconhecida, mas se sabe que faleceu em 26 de maio de 604. O início de sua vida apostólica e missionária foi em 597, quando saiu de Roma por ordem do Papa São Gregório Magno para evangelizar a Grã Bretanha acompanhado de 39 monges.

A Grã Bretanha havia sido evangelizada desde a época apostólica, entretanto, esta pátria recaiu no paganismo após a invasão nos séculos V e VI.

Apesar dessa situação, o rei Etelberto de Kent (sudestes da Inglaterra medieval) – que posteriormente se converteria ao catolicismo e chegaria a ser santo – permitiu a chegada e a evangelização dos missionários beneditinos, apesar de ser pagão. Sem dúvidas, o fato de sua esposa ser uma princesa cristã influenciou.

Antes que os missionários chegassem ao povoado de Thanet, em Kent, onde foram imediatamente recebidos por Etelberto, o Papa São Gregório Magno já havia nomeado Agostinho abade e o designado como Bispo.

Depois do encontro, o rei lhes concedeu permissão para pregar em todo o povoado e lhes entregou a igreja de São Martinho para que pudessem celebrar a Missa e outras liturgias. A partir desse momento, as conversões começaram a se multiplicar e logo o rei e sua corte foram batizados em Pentecostes do ano 597.

A evidente sinceridade dos missionários, sua simplicidade de intenção, sua força diante de todas as provações e, sobretudo, o caráter desinteressado do próprio Agostinho acompanhado de sua doutrina causaram uma profunda impressão na mente do rei.

Agostinho enviou dois de seus melhores monges a Roma para contar ao Sumo Pontífice o acontecido. Em resposta, o Papa o nomeou Arcebispo de Cantuária e, ao mesmo tempo, o admoestou paternalmente para que não se orgulhasse pelos êxitos alcançados nem pela honra do alto cargo que lhe conferia.

Seguindo as indicações do Papa para a divisão em territórios eclesiásticos, Agostinho erigiu outras sedes episcopais, a de Londres e a de Rochester, consagrando bispos Melito e Justo.

Depois de ter trabalhado por vários anos com todas as suas forças para converter ao cristianismo o maior número possível de ingleses, Santo Agostinho de Cantuária morreu em 26 de maio de 604.

Com informações de ACI Digital

Artigo anteriorOs anjos da guarda podem ler os nossos pensamentos?
Próximo artigoPapa Francisco fala sobre celibato, abuso na Igreja e sua saúde em nova entrevista