As datas dos primeiros eventos jubilares já podem ser consultadas online, e também as atividades que serão realizadas em cada ocasião e as instruções de inscrição.
Almudena Martínez-Bordiú / ACI Digital
O calendário com as datas dos primeiros 26 grandes eventos que serão celebrados no ano que vem já está disponível no site oficial do Jubileu da Esperança. Ao longo de 2025, Roma receberá milhões de peregrinos que desejam fazer parte desse grande evento da Igreja. As datas dos primeiros eventos jubilares já podem ser consultadas online, e também as atividades que serão realizadas em cada ocasião e as instruções de inscrição.
Os grandes eventos do jubileu
O primeiro encontro depois da abertura da Porta Santa da basílica de São Pedro, que o papa Francisco fará no dia 24 de dezembro, Véspera de Natal, é o Jubileu do Mundo das Comunicações, em 24 e 25 de janeiro.
Depois, nos dias 8 e 9 de fevereiro, vai acontecer o Jubileu das Forças Armadas, Polícia e Segurança, seguido do Jubileu dos Diáconos, de 21 a 23 de fevereiro, e do Jubileu do Mundo do Voluntariado, nos dias 8 e 9 de março.
O Jubileu dos Missionários da Misericórdia será entre 28 e 30 de março e destina-se aos sacerdotes a quem o papa Francisco concedeu em 2016 as faculdades de absolver os pecados que são de exclusiva responsabilidade da Sé Apostólica.
Nos dias 5 e 6 de abril, será celebrado o Jubileu dos Enfermos e o Mundo da Saúde, que convoca todos os doentes e profissionais relacionadas com o mundo da saúde.
Também acontecerá o Jubileu das Pessoas com Deficiência, em 28 e 29 de abril; o Jubileu dos Trabalhadores, de 1º a 4 de maio; o Jubileu dos Empresários, em 4 e 5 de maio; e o Jubileu das Bandas Musicais, marcado para os dias 10 e 11 do mesmo mês.
Haverá o Jubileu das Irmandades, de 16 a 18 de maio; e um Jubileu das Famílias, das Crianças, dos Avós e dos Idosos, entre 30 de maio e 1 de junho.
O Jubileu dos Movimentos, Associações e novas Comunidades vai acontecer em 7 e 8 de junho, e o Jubileu Santa Sé será celebrado no dia 9 de junho de 2025.
Também estão incluídos o Jubileu do Desporto, em 14 e 15 de junho; o Jubileu dos Seminaristas, em 23 e 24 de junho; o Jubileu dos Bispos, 25 de junho; e o Jubileu dos Sacerdotes, de 25 a 27 de junho.
Em 15 de setembro, acontecerá o Jubileu da Consolação, destinado a todos aqueles que vivem um momento de dor e aflição por doenças, lutos, violências e abusos sofridos.
Em 20 de setembro, acontecerá o Jubileu dos Operadores de Justiça e, de 26 a 28 do mesmo mês, o Jubileu dos Catequistas.
Haverá um Jubileu dos Migrantes nos dias 4 e 5 de outubro; um Jubileu da Vida Consagrada, em 8 e 9 de outubro; e um Jubileu da Espiritualidade Mariana, nos dias 11 e 12 de outubro.
O Jubileu dos Coros será celebrado entre os dias 21 e 23 de novembro e, por fim, o Jubileu dos Reclusos, em 14 de dezembro de 2025.