Saiba quais são os 5 deveres do cristão católico

“Fazer jejum e abstinência nos dias estipulados pela Igreja: Quarta-Feira de cinzas e Sexta-Feira Santa” é um desses mandamentos

Shutterstock/ mateusrfiuza

Letícia Dias / A12

Além dos 10 mandamentos da lei de Deus, na Igreja Católica há 5 mandamentos que devem fazer parte da rotina de todos aqueles que, pelo Sacramento do Batismo, tornaram-se Filhos de Deus e membros da Igreja.

Veja quais são:

1- Participar da Santa Missa aos domingos, Dia do Senhor, e das seguintes celebrações:

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, em 1º de janeiro;

Epifania do Senhor;

São José, em 19 de março;

A Ascensão de Jesus ao Céu;

Corpus Christi, na quinta-feira após a oitava de Pentecostes;

São Pedro e São Paulo, em 29 de junho;

Assunção de Nossa Senhora, em 15 de agosto;

Todos os Santos, em 1º de novembro;

Imaculada Conceição de Nossa Senhora, no dia 8 de dezembro;

Natal do Senhor, em 25 de dezembro.

Thiago Leon

2- Confessar-se ao menos uma vez por ano

De acordo com o Catecismo da Igreja por meio da confissão somos reconciliados com Deus e, dessa forma, a obra de conversão e perdão do Batismo ganha uma continuação.

3- Comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição

A Igreja define a comunhão como obrigatoriedade para o cristão católico pelo menos na Páscoa de Nosso Senhor receber o Seu Corpo e Seu Sangue, centro da nossa fé.

4- Fazer jejum e abstinência nos dias estipulados pela Igreja: Quarta-Feira de cinzas e Sexta-Feira Santa

“Assegura os dias de ascese e de penitência que nos preparam para as festas litúrgicas e contribuem para nos fazer adquirir domínio sobre os nossos instintos e a liberdade do coração.” (Catecismo da Igreja, 2043)

5 – Ajudar a Igreja em suas necessidades

“aponta …. aos fiéis a obrigação de prover, às necessidades materiais da Igreja consoante as possibilidades de cada um” (Catecismo da Igreja, 2043)

Thiago Leon
Artigo anteriorShow, exposição… O que pode e o que não pode se fazer em uma igreja?
Próximo artigoSanto do dia 22 de junho: São Thomas More