Ensinamentos de São João Paulo II sobre o Santo Terço

Laís Silva / A12
Todo cristão católico sabe que devemos rezar o Rosário, mas será que realmente compreendemos a importância que o Terço tem em nossas vidas? São João Paulo II dizia: “Entre o desespero e a esperança, nada como um Santo Terço bem rezado”. E só essa frase já nos diz muito sobre como o terço é uma ferramenta na oração diária de cada um de nós.
Quando estamos com algum problema recorremos à oração, a conversa com Deus e aos nossos pedidos à Nossa Senhora, mas esse não deve ser um “costume” do cristão, de só pegar o terço quando precisamos de ajuda. É importante que a oração do terço esteja presente constantemente em nossas vidas, fazer parte da nossa rotina, mas sem “virar rotina”, como algo que fazemos apenas por fazer.
Este é mais um ensinamento que São João Paulo II nos deixou. Ele dizia que o Rosário sempre o acompanhou, em todos os momentos. “O Rosário acompanhou-me nos momentos de alegria e nas provações. A ele confiei tantas preocupações; nele encontrei sempre conforto”.
Se passarmos a enxergar o Santo Terço como uma oração que é tão importante para ser feita diariamente, vamos passar a fazê-la por gosto e não obrigação. “O Rosário é a minha oração predileta. Oração maravilhosa! Maravilhosa na simplicidade e na profundidade”.
Maria nos pediu para que pudéssemos rezar o Rosário, para que essa devoção espalhasse por entre as nações. Em todos os momentos de oração somos chamados a conversar com Cristo, nós somos também convidados a abrir nosso coração à Virgem Maria, é Ela quem nos conduz a seu filho. “Com efeito, recitar o Rosário nada mais é senão contemplar com Maria o rosto de Cristo”.
Devemos então enxergar o Rosário como uma armadura diante das dificuldades, como um combustível diante das provações e principalmente como um amigo nos momentos de alegria. “O Rosário sempre expressou esta certeza da fé, convidando o crente a ultrapassar as trevas da Paixão, para fixar o olhar na glória de Cristo com a Ressurreição e a Ascensão”.
Todos somos chamados ao caminho da santidade e São João Paulo II afirmou que “O Rosário ajuda-nos a crescer nesta conformação até à meta da santidade”. Devemos então rezar diariamente o rosário e espalhar essa devoção com a certeza que estamos continuando a missão de Maria, espalhando o Evangelho de Cristo. “Quem difunde o Rosário, salva-se”!
Fonte: Vatican Media