Rosário online na madrugada soma milhões de fiéis e religiosos no Brasil

A ideia começou em março de 2020, quando o governo do Ceará determinou o fechamento das igrejas, junto com outros locais públicos, como medida de contenção à pandemia de covid-19.

Rosário na madrugada transmitido por frei Gilson na Quaresma | Captura de vídeo

Natalia Zimbrão / ACI Digital

Centenas de milhares de pessoas em todo o Brasil e de outros países têm acordado de madrugada para rezar o rosário, acompanhando transmissões online feitas por religiosos no Youtube e redes sociais. São iniciativas que surgiram durante a pandemia de covid-19 – devido à pandemia ou por motivos pessoais – e não só se mantiveram depois, como também vêm crescendo a cada dia.

“Simplesmente um despertar, me trouxe de volta a minha fé católica, acendeu a chama que estava apagada”, disse à ACI Digital a empreendedora Ana Luiza Cruz, de Campo Grande (MS). Durante a Quaresma, ela foi uma das milhares de pessoas que rezavam o rosário às 4h com frei Gilson Azevedo, religioso da Congregação dos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo. “Esse é meu terceiro rosário da madrugada de muitos que virão”, disse Ana Luiza. “Se pudesse dizer a todos o quanto é renovador. E o mais interessante é que não falta forças para trabalhar durante o dia, a sua fé te reconstitui”

O rosário na madrugada transmitido por frei Gilson acontece durante a Quaresma e na Quaresma de São Miguel, de 15 de agosto a 29 de setembro. Foi uma das iniciativas que surgiu durante a pandemia, quando medidas restritivas impuseram o isolamento social. Mas esse não foi o motivo que levou o frei a começar o rosário.

Artigo anteriorSanto do dia 17 de abril: Santo Aniceto
Próximo artigoAtualização do Código Civil poderá mudar o conceito de família, alertam juristas católicos