Romaria da futura Beata Benigna tem início neste sábado (15)

A programação vai até o dia 25 de outubro

Reprodução / Vatican News

A12 Redação

Neste sábado (15) começa a ser preparada a beatificação de Benigna Cardoso da Silva, conhecida como a “heroína da castidade”, com a 19ª Romaria de Benigna, organizada pela Diocese do Crato, no Ceará.

O dia 15 de outubro tem um significado importante, porque se a mártir estivesse viva celebraria o seu aniversário de 94 anos de idade. Na programação da romaria estão previstas novenas e missas diárias, que seguem até o dia 25 de outubro.

No dia 24 de outubro será celebrada a solenidade de beatificação de Benigna. Para presidir este momento, que será realizado às 17h, no Parque de Exposições da cidade do Crato, no Ceará, o papa Francisco nomeou o cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus.

Dom Leonardo gravou um vídeo onde falou sobre a nomeação:

“O Papa Francisco me nomeou para presidir esta celebração e eu o faço com muita alegria e honra. Honra porque podemos, a partir da celebração, honrar Benigna como beata, a Beata do Cariri. Nós queremos louvar e bendizer a Deus por ter dado à Igreja essa beata que foi fiel a Jesus, que viveu na santidade, que viveu na pureza, mas que também viveu profundamente a misericórdia cuidando de suas tias. Será um belíssimo exemplo para nós no seguimento de Jesus. Que elas nos ajude a sermos todos fiéis seguidores e seguidoras de Jesus até nos encontrarmos. E que Deus abençoe a todos!”

No dia seguinte, 25 de outubro, haverá uma Missa em Ação de Graças e entronização da imagem de Benigna. “Participe deste momento histórico, cheio de fé e marcante para a nossa religiosidade”, convidou, o padre Paulo Lemos Pereira, pároco da Paróquia Senhora Sant’Ana, da cidade de Santana do Cariri, no Ceará.

Oração pela beatificação de Benigna Cardoso

Ó Deus Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo,

nós Vos adoramos, louvamos e bendizemos!

Nós Vos agradecemos pela vida e o testemunho de Benigna,

que preferiu morrer para não cometer pecado,

oferecendo-vos sua vida em plena adolescência,

defendendo sua pureza e sua virgindade.

Nós vos pedimos, ó Pai, a graça e a alegria

de viver o Evangelho do vosso Filho expressas na vida de Benigna.

Nós vos pedimos, ainda, segundo a vossa santa vontade,

que Benigna seja associada

ao número dos bem-aventurados em vossa Santa Igreja,

como modelo de vida cristã a ser seguido, sobretudo pela nossa juventude.

Que os nossos adolescentes e jovens,

guiados pelo vosso Espírito,

sejam imitadores das heroicas virtudes de Benigna,

fortes na fé e na esperança.

Virgem Maria, Mãe de Deus e da Igreja,

Rainha dos Mártires e das Virgens,

intercedei por nós, como nossa advogada

junto a Deus Trindade,

para que possamos, como Benigna,

viver no caminho da santidade.

Amém!

(Com aprovação eclesiástica – Dom Magnus Henrique Lopes, OFMcap. – Bispo Diocesano)

Fonte: Vatican News

Artigo anteriorAndrea Bocelli faz dueto maravilhoso com a esposa