Rio 456 anos: no dia do aniversário da cidade, São Sebastião foi pauta de live

Cardeal Orani João Tempesta celebrou Missa Solene e depositou flores na lápide de Estácio de Sá, fundador da Cidade, e no Marco da Cidade

Emilton Rocha / Pascom Capuchinhos RJ

Na noite de segunda-feira, 1º de março, data do 456º aniversário da Cidade do Rio de Janeiro, o Cardeal Orani Tempesta presidiu Missa Solene pelo 456º aniversário da Cidade, no Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca. Ao final, o Arcebispo, acompanhado pelo Secretário de Integridade Pública, Marcelo Calero, depositou flores no Marco da Cidade, uma estrutura talhada em pedra e adornada pela bandeira do município, e no túmulo que guarda os restos mortais de Estácio de Sá, fundador da cidade, em 1565. Após a celebração, o historiador Vinícius Miranda Cardoso apresentou uma live especial sobre a breve história da primeira matriz da cidade do Rio de Janeiro – a Igreja de São Sebastião do Morro do Castelo –, a partir da sua construção, por volta de 1567, até o seu desmonte com o morro, em 1922.

Vinicius é professor da SME e doutor em História Social, autor do livro “Cidade de São Sebastião: poderes locais e o santo padroeiro do Rio de Janeiro”.

Ele deu especial atenção ao período entre 1676 e 1734, quando o referido templo foi a catedral da então Diocese do Rio de Janeiro. Foram destacados alguns acontecimentos relacionados àquela igreja e algumas de suas características internas e externas.

Em sua apresentação, o historiador demonstrou de que modo aquele edifício sacro – contra todas as dificuldades – foi sendo constituído como um dos primeiros monumentos do Rio, espaço de memória urbana, santuário do santo padroeiro e proto-patrimônio da cidade; um lugar investido de simbolismo por autoridades e pelo povo nos séculos passados, antes de sucumbir ao programa de reforma urbana que decretou sua destruição.

Para ampliar, clique duas vezes na miniatura.

Artigo anteriorSanto do dia 2 de março / SÃO SIMPLÍCIO
Próximo artigoComeçou o mês de São José… em pleno Ano de São José