
“Reconheço a importância do frei Damião para os fiéis católicos e sei que todos ganharemos com estes projetos”(Rodrigo Pinheiro, prefeito de Caruaru)
Monasa Narjara / ACI Digital
A construção do santuário Venerável Frei Damião de Bozzano em Caruaru (PE) foi acertada ontem (13) em uma reunião entre os frades menores do Convento dos Capuchinhos de Caruaru e o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.
“Nós precisamos construir o espaço, em Caruaru, para acolher todos os devotos de frei Damião espalhados pelo Nordeste e pelo Brasil” disse o reitor do Memorial de Frei Damião em Caruaru, frei Dimas Sobral. Segundo ele, a reunião com o prefeito “foi muito satisfatória, muito cheia de esperança”.
A Prefeitura de Caruaru disse que “será uma das parceiras neste projeto, garantindo todos os trâmites legais para a construção do santuário, além de executar todos os projetos estruturais, arquitetônicos e técnicos” e que “por meio de um termo de cooperação técnica, que será assinado” ainda neste mês, “o município viabilizará a construção do espaço” dedicado ao venerável frei Damião.
Transferência dos restos mortais de frei Damião
Segundo a prefeitura de Caruaru, o prefeito Rodrigo Pinheiro teve acesso a uma carta enviada pela Santa Sé aos frades capuchinhos, autorizando a transferência dos restos mortais de frei Damião que estão na capela Nossa Senhora das Graças, no Convento São Félix, em Recife (PE) para Caruaru. Mas para isso acontecer, “é necessária a construção do santuário” em Caruaru, disse a prefeitura.
Projeto de Lei Frei Damião de Bozzano
O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro também disse que apresentou aos vereadores de Caruaru no dia 30 de abril o Projeto de Lei Frei Damião de Bozzano. A proposta, segundo Pinheiro, pretende promover o desenvolvimento do turismo religioso no município, atraindo visitantes e valorizando as manifestações culturais e espirituais locais. O projeto já foi encaminhado à Câmara Municipal de Caruaru e aguarda votação em sessão ordinária.
“Reconheço a importância do frei Damião para os fiéis católicos e sei que todos ganharemos com estes projetos”, disse Rodrigo Pinheiro enfatizando que a prefeitura vai “trabalhar muito para que, quando esse processo saia, os restos mortais estejam” em Caruaru e “o santuário esteja pronto”.
Venerável frei Damião Bozzano
Frei Damião nasceu no dia 5 de novembro de 1898 em Bozzano, na Itália. Ingressou no seminário Seráfico de Camigliano, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, aos 13 anos. Em julho de 1915, professou os primeiros votos e recebeu o nome de frei Damião de Bozzano. Teve que interromper os estudos de filosofia após ser convocado, em setembro de 1918, para o serviço militar na Primeira Guerra Mundial. Retornou ao convento no fim da guerra e fez sua profissão perpétua. Foi ordenado padre em 25 de agosto de 1923, em Roma.
Em 1931, foi enviado ao Brasil e passou a morar no convento Nossa Senhora da Penha, em Recife (PE). Dedicou 66 anos às Santas Missões, uma semana missionária na qual ele proclamava a Palavra de Deus a cada dia em uma cidade. Frei Damião também fazia sermões, catequeses, visitava os doentes, os presos e atendia confissões por mais de 12h por dia.
Com os anos, ele sofreu uma deformação na coluna que o deixou encurvado, provocando dificuldades na fala e na respiração. E durante muito tempo, sofreu de erisipela, devido à má circulação sanguínea.
Em 1990, sofreu uma embolia pulmonar, e teve que diminuir o ritmo das Santas Missões, Em 1997, sua saúde se agravou e em 12 de maio do mesmo ano, foi internado no Real Hospital Português, na capital pernambucana, onde foi visto realizando aquele que foi chamada “sua última missão”, rezando o terço com o povo em uma das salas do hospital. Em 13 de maio, sofreu um derrame cerebral e foi levado para a UTI. Frei Damião morreu em 31 de maio de 1997, aos 98 anos. Seu corpo foi enterrado na capela de Nossa Senhora das Graças, de quem era devoto, no Convento São Félix, em Recife. Em 2019, o papa Francisco declarou o frei Damião de Bozzano como Venerável.