Regina Coeli, a oração da Rainha do Céu

Por que rezamos o Regina Coeli no lugar do Angelus?

Tradicional prece à Rainha do Céu também é realizada três vezes ao dia

Por A12 Redação

Aqui no Portal A12, você confere a respeito da oração mariana do Angelus, composta de três invocações, cada uma com a sua devida resposta, e que juntas narram o mistério da Encarnação do Cristo como Filho de Deus.

Mas como estamos no Tempo Pascal, a Igreja Católica se reúne em alegria por meio da oração do Regina Coeli (Rainha do Céu) e assim celebrar junto a Nossa Senhora a ressurreição de seu Filho Jesus, o maior mistério da fé católica.

A oração desta antífona do Regina Coeli foi estabelecida pelo Papa Bento XIV em 1742 e será realizada durante o Tempo Pascal até o dia de Pentecostes. Assim como o Angelus, o Regina Coeli é rezado três vezes ao dia: ao amanhecer, ao meio-dia e ao entardecer como uma forma de consagrar o dia a Deus e à Virgem Maria.

A autoria do Regina Coeli é desconhecida, uma vez que seus primeiros registros são do século XII, cantada pelos Frades Menores Franciscanos. Porém, há uma lenda do ano sobre sua origem vinda de uma biografia de São Gregório MagnoPapa entre os anos 590 a 604.

Conta-se que o Santo Padre fazia uma procissão mariana pedindo à Nossa Senhora o extermínio de uma epidemia que assolava Roma naquela época. Durante a procissão, o Papa teria ouvido vozes, como que de anjos, cantando os três primeiros versos da oração até então desconhecida.

O Papa ainda acrescentou uma a última linha, ao final da oração ouvida. Segundo a lenda, a oração passou a ser rezada pelo Papa e foi capaz de exterminar a epidemia.

A afirmação triunfal da antífona: “Ressuscitou, como disse!” soa quase como uma resposta à descrença dos apóstolos (Lc 24,11), à amargura resignada dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35), à dúvida das mulheres misturada com uma piedade afetuosa pela morte de Cristo (Lc 24, 4-8).

Só a Virgem Maria não duvida da ressurreição do seu Filho. Aos pés da Cruz ela permanece inabalável na fé. Ela é, portanto, o modelo da Igreja, e na hora da ressurreição participa plenamente do acontecimento, enquanto as outras testemunhas passam da descrença à fé (Jo 20, 19-29).

E assim como o Angelusnos domingos e dias santos, às 12h, diretamente da Praça São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco se une a todos nós para pedir a intercessão de nossa Rainha dos Céus e glorificar o nome de Deus pelo Filho Ressuscitado no meio de nós.

Oremos o Regina Coeli

V. Rainha do Céu, alegrai-vos, Aleluia!

R. Porque Aquele que merecestes trazer em Vosso ventre, Aleluia!

V. Ressuscitou como disse, Aleluia!

R. Rogai por nós a Deus, Aleluia!

V. Exultai e alegrai-vos, ó, Virgem Maria, Aleluia!

R. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia!

Ó, Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do Vosso Filho Jesus Cristo, Senhor Nosso, concedei-nos, Vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Artigo anteriorSanto do dia 3 de abril: São Ricardo Bachedine
Próximo artigoSubstância usada para aborto além da 22ª semana está proibida a partir de hoje