Reflexão: Encerramento da Assembleia Extraordinária da Província Nossa Senhora dos Anjos

“Gratidão ao passado, paixão no tempo presente e esperança no futuro!”

Ordenação Frei André e Frei Michel (272)_a
Frei Arles: “Aprofundar nossos esforços, nossa dedicação, nosso amor pela vocação franciscana” / Foto: Juliana (Pascom)

Por Frei Arles Dias de Jesus, Ministro Provincial

“Que o Senhor nos dê a paz! Existe uma célebre frase de nosso Pai Seráfico, dita num momento em que São Francisco já tinha realizado grande parte de sua missão e obra. Segundo as fontes franciscanas, Francisco disse aos seus primeiros companheiros: “Irmãos, comecemos, pois até agora pouco ou nada fizemos”!

Celebrando hoje 40 anos de caminhada em nossa Província, queremos renovar em nós frades capuchinhos do Rio de Janeiro e Espírito Santo, a mesma intuição e o mesmo espírito que moveu São Francisco nos primórdios de nossa Ordem.

Nós queremos avançar para águas mais profundas, nós queremos cada vez mais crescer na graça de Deus e aprofundar nossos esforços, nossa dedicação, nosso amor pela vocação franciscana, pela nossa Ordem Capuchinha e por toda a Igreja.

Neste mundo marcado pelo individualismo, queremos ser e construir a Fraternidade! Ouvindo e seguindo os apelos do Evangelho, queremos continuar testemunhando a minoridade, a simplicidade e o amor a Deus refletido nos menos favorecidos de nossa Sociedade e nas regiões onde estamos inseridos.

Que Nossa Senhora do Anjos, São Francisco e Santa Clara nos conceda a graça e o dom, de sermos nos dias de hoje, irmãos menores e irmãos de todos! Como irmãos, queremos estar a serviço de Deus e de sua Igreja!

Nosso muito obrigado aos frades do passado, que já estão na casa do Pai! Nosso muito obrigado aos frades do presente! Nossa Oração e preces pelos frades que ainda virão! Gratidão ao passado, paixão no tempo presente e esperança no futuro!

Em nome da nossa Província, nesta celebração jubilar, agradecemos a presença de Dom Orani, nosso amigo, nosso irmão e Pastor. Agradecemos a presença de frei Alonso que é o Vigário Provincial da Província de São Paulo. Agrademos aos familiares do frei André e frei Michel. Muito obrigado pela presença e pela participação de todos os irmãos e irmãs!”

Artigo anteriorSanto do dia 14 de dezembro / SÃO JOÃO DA CRUZ
Próximo artigoSanto do dia 16 de dezembro / SANTA ADELAIDE