Curiosidades: Quantos habitantes tem de fato o Vaticano?

Cerca da metade dos cidadãos vaticanos não residem no território do menor Estado do mundo

O Vaticano durante funeral do Papa Emérito Bento XVI / Antoine Mekary | ALETEIA

Francisco Vêneto / Aleteia

É bem sabido que o Vaticano é o menor país do mundo em extensão territorial e em população. Entretanto, se a extensão diminuta é um dado facilmente mensurável, a quantidade exata de habitantes da pequena Cidade-Estado é consideravelmente mais complicada de se estabelecer.

Nem todos os cidadãos são moradores do Vaticano…

Segundo o portal oficial do Estado da Cidade do Vaticano, o total de cidadãos seria de exatos 618, dos quais apenas 246 vivem dentro das muralhas, incluindo nessa conta os 104 que são membros da Guarda Suíça. Os dados mais recentes, porém, são de 1º de fevereiro de 2019. Desses 618 cidadãos vaticanos, um total de 70 são cardeais – porém, apenas 17 deles moram em território do microestado.

De fato, ainda segundo o site oficial do governatorado vaticano, aproximadamente a metade dos cidadãos não reside no território do menor Estado do mundo, e sim em vários outros países, devido sobretudo a missões diplomáticas.

…e nem todos os moradores são cidadãos do Vaticano

Os que de fato moram no Vaticano seriam ao todo 453 pessoas, entre cidadãos e não-cidadãos.

Portanto, nem todos os cidadãos vaticanos moram no Vaticano, e nem todos os que moram no Vaticano têm a cidadania vaticana.

A propósito da cidadania vaticana, ela pode ser obtida (e perdida) com base em disposições bastante específicas, em conformidade com o Tratado de Latrão, que foi assinado entre o Vaticano e a Itália para dar origem à atual Cidade-Estado soberana em 1929. Antes do tratado, o território vaticano estava sob um contestado controle italiano desde a década de 1870, quando se consolidava o processo de unificação da Itália.

Passaporte vaticano

Nem todo cidadão vaticano é necessariamente portador de um passaporte vaticano.

Esse privilégio, aliás, se aplica a uma minoria: em fevereiro de 2019, o total de passaportes vaticanos válidos era de apenas 70.

Números curiosos

O portal do governatorado inclui alguns dados muito curiosos, sempre relativos a fevereiro de 2019, como a “média anual de nascimentos” no Vaticano, que seria de “cerca de uma unidade” (no caso, tratou-se do filho de um guarda suíço).

No tocante à média de óbitos, era de “cerca de 5 unidades/ano”.

Por fim, o número de animais de estimação em território vaticano era de um único “morador”: um cachorro.

Números divergentes

A oscilação do número real de moradores no Vaticano pode ser constatada pelas divergências de informações veiculadas por diferentes meios de comunicação.

O site Worldometers informa, em consulta feita no dia 9 de janeiro de 2023, que a população atual do Vaticano é de 806 pessoas, “com base nas últimas estimativas das Nações Unidas”.

Já a página da Wikipédia em italiano sobre a Cidade do Vaticano afirma que o número seria de 825 pessoas no ano de 2022.

Para a BBC, em matéria atualizada em dezembro de 2022, a população vaticana seria de 453 pessoas.

Por sua vez, a National Geographic se atém aos mesmos dados do portal oficial do Estado da Cidade do Vaticano e informa que o micropaís tem “618 cidadãos, dos quais apenas 246 vivem dentro dos muros; destes, 104 são integrantes da Guarda Suíça, um grupo de forças armadas responsável pela segurança do Papa”.

Bento XVI, um ilustre morador

Cabe registrar que, até o seu falecimento no último dia 31 de dezembro de 2022, o Papa Emérito Bento XVI também era um dos mais queridos e célebres moradores permanentes do Vaticano.

Desde a sua renúncia, ele morava no pequeno mosteiro Mater Ecclesiae, situado nos jardins da Cidade-Estado. Seu corpo, aliás, também repousa no território do menor país do planeta, em plena cripta da Basílica de São Pedro.

Artigo anteriorSantuário Basílica de São Sebastião acolhe Relíquia de São Francisco de Assis
Próximo artigo6 fatos sobre Santo Antônio de Pádua e Lisboa que talvez você não conhecia