Procura-se peça histórica de arte sacra furtada na Igreja de São Francisco de Paula, no Centro

Por Carlos Moioli / Testemunho de Fé

No sábado, dia 4 de novembro, a Igreja de São Francisco de Paula, no Centro, foi invadida por dois moradores em situação de rua. Eles furtaram peças sacras que fazem parte do patrimônio e da memória da Igreja e da cidade do Rio de Janeiro.

“Enquanto me preparava para uma celebração, um morador de rua pulou a grade da igreja e entrou sorrateiramente para roubar, levando algumas peças. Graças a Deus, pela ação rápida dos nossos funcionários, a maior parte delas foi recuperada no estacionamento da igreja”, contou o comissário administrativo da Venerável Ordem Terceira dos Mínimos de São Francisco de Paula, cônego Álvaro José Assunção Inácio da Silva.

Porém, foi furtada a parte superior de um ostensório do século XIX, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Rio de Janeiro. A peça de 1,40 metros de altura estava numa galeria da igreja, que ficava exposta para visitação dos fiéis e turistas.

“Eles conseguiram levar a parte de cima de um ostensório importante do século XIX, que ficava exposto na lateral da igreja. É uma peça grande, com 30 centímetros de diâmetro. Ele tem a luneta onde fica a hóstia consagrada e em torno dela um resplendor que é muito bonito. Tem crisólitas, pedras que têm o nome do sol, como Cristo é o sol, que veio nos visitar”, acrescentou o comissário administrativo.

Segundo cônego Álvaro, um dos ladrões, que ele conhecia, foi preso.

“É muito triste o que fizeram. Não é só um roubo, é uma ofensa à casa de Deus. Peço que rezem pela conversão deles, para que possam entender a gravidade e pedir perdão a Deus, mudar de vida, é o que Deus quer. Também peço que nos ajudem na cruzada de encontrar as peças”, frisou o sacerdote.

A Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (DELEMAPH) da Polícia Federal está investigando o caso para tentar localizar esta parte do ostensório.

Caso alguém tenha conhecimento da localização da peça, pode entrar em contato com a direção da Igreja de São Francisco de Paula pelo telefone: 2509-0067, ou na Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (DELEMAPH) – Polícia Federal pelo telefone: 2203-4466 ou email delemaph.drcor.srrj@pf.gov.br.

Artigo anteriorSanto do dia 11 de novembro: São Martinho de Tours
Próximo artigoSanto do dia 12 de novembro: Josafá Kuncewicz, bispo e mártir