Posso ouvir a Missa enquanto realizo trabalhos domésticos?

Nos últimos anos, o hábito de assistir as celebrações eucarísticas pela televisão e pelos meios de comunicação digital se tornou cada vez mais frequente entre os fiéis, devido à pandemia.

A12 Redação / Letícia Dias

É comum ainda escutar a Santa Missa ao mesmo tempo em que são realizados os trabalhos domésticos. Se você tem dúvidas em relação à essa prática, saiba que não há problema realizá-la. Contudo, se for possível dedicar a sua atenção totalmente à celebração, sem dúvidas você viverá com maior profundidade o mistério da Paixão e Ressureição de Nosso Senhor, celebrado a cada Missa. Aliás, a prática de acompanhar em casa ou de onde você estiver não substituiu a participação de forma presencial.

Marta e Maria

No Evangelho de Lucas (10, 38-42) Jesus é recebido pelas irmãs Marta e Maria em sua casa. Maria fica aos pés do Senhor e escuta a Sua Palavra. Marta, no entanto, estava com muitos afazeres e perguntou a Jesus:

“Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha no serviço? Dize-lhe que me ajude”.

E Ele respondeu: “Marta, Marta, andas ansiosa e preocupada com muitas coisas; todavia, uma só coisa é necessária. Pois Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada”.

Em nossas vidas, tanto o trabalho quanto a oração são importantes. Observe que Jesus não repreende nem Marta, nem Maria, apenas indica que se medirmos o grau de necessidade a oração, a vida de intimidade com o Senhor deverá sempre ter o primeiro lugar em nossa rotina, pois é “a melhor parte”.

Nesse sentido, Santo Agostinho dizia que “A oração é uma chave que nos abre as portas do céu.”

Artigo anteriorCrianças de todo o mundo rezarão o Terço pela paz
Próximo artigoEm outubro vive-se o mês do Santo Rosário