Posso colocar flores artificiais no altar dedicado à Nossa Senhora?

Entenda se você pode colocar flores artificiais no altar montado em sua casa

Shutterstock /Sidney de Almeida

Letícia Dias / A12

Deus, no processo de criação do mundo, desejou a existência das flores. No terceiro dia da criação, Ele disse: “Produza à terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre à terra”. (Gn 1,11). 

As flores naturais representam a vida, por isso é aconselhável que, ao montar um altar nos ambientes residenciais ou nos momentos em que são oferecidas flores à Nossa Senhora, elas sejam reais. No entanto, isso não se trata de uma obrigação, pois podem ser observadas as condições financeiras, de clima e temperatura de determinadas regiões, por exemplo.

Além disso, as flores expressam o amor e a bondade de Deus na beleza de sua criação. Nesse sentido, Nossa Senhora é considerada a mais bela das flores, Ela é o jardim de Deus de onde nasceu o Fruto Bendito – o próprio Jesus, Filho de Deus .

Nossa Senhora e as flores

Os três pastorinhos, videntes de Fátima, em uma das aparições da Virgem Maria, viram flores e, para Lucia, Nossa Senhora dirigiu a seguinte mensagem:

“Jesus quer servir-se de ti para Me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração. A quem a abraçar, prometo a salvação e serão queridas de Deus estas almas, como flores postas por Mim a adornar o Seu trono.

Também no manto de Nossa Senhora de Guadalupe é possível notar a presença de flores de várias regiões do mundo. Essa característica indica que Maria é mãe de todos os povos, Ela acolhe Seus filhos.

Artigo anteriorO que São Padre Pio pode ensinar às pessoas quem se sentem indignas
Próximo artigoLivro de peregrinação infantil do Círio de Nazaré ensina virtudes de Nossa Senhora