A série “Paixão de Cristo – Onde Mora o Coração” pode ser vista pela internet e narra aspectos importantes da história da salvação
Rivcardo Sanches / Aleteia
A série brasileira “Paixão de Cristo – Onde Mora o Coração” tem exibição no YouTube e conta com oito episódios de até 23 minutos que chegam gratuitamente a todo público.
Dirigido e roteirizado por Tiago Benetti, o drama é contado pelo olhar de São Paulo Apóstolo que, após ser preso, tem a possibilidade de evangelizar seu companheiro de cela. Em meio ao processo de evangelização, Paulo narra aspectos importantes do cristianismo, tais como como: a história de Abraão, a infância de Jesus, por que Deus escolhe ser família, os milagres, a morte e ressurreição de Cristo.
A ideia da série surgiu no teatro e se consolidou durante a pandemia de Covid-19. “Eu estou envolvido no processo da Paixão de Cristo, a peça da Paixão de Cristo, desde 2006 aproximadamente, e com o passar do tempo nós fomos nos aprimorando e aperfeiçoando no teatro. Até que veio a pandemia e isso nos forçou a encontrar algumas soluções no digital para contar a história de Jesus no tempo da Páscoa Isso nos motivou a sair do teatro e ir para as telas”, explica o diretor Tiago Benetti.
A família e a salvação
A série destaca a importância da família dentro da história da salvação. “Os três primeiros episódios falam especificamente sobre o conceito de família, inclusive o primeiro episódio se chama ‘Deus escolhe ser família’. Nós temos ali a escolha de um Deus que de todas as formas que Ele poderia escolher, Ele decide ser família. Depois, no segundo episódio (‘O amor de mãe’) e no terceiro (‘Aprendendo a ser homem’), nós passeamos por essas nuances baseadas em evangelhos apócrifos e no próprio evangelho, contando as histórias baseadas na Sagrada Família”, afirma Benetti.
Realizadas pela Produtora Stone as filmagens aconteceram na cidade de Terezópolis de Goiás e Pirenópolis ambas no Estado de Goiás. O set de gravação foi construído na fazenda Esperança, em Terezópolis, onde se passaram a maioria das cenas. O elenco foi montado com o grupo de Teatro Arte & Graça do Santuário Basílica Sagrada Família de Goiânia. Ao todo participaram das gravações cerca de 100 atores.
“Nós demoramos ali aproximadamente 45 dias gravando. São oito episódios de 23 minutos. Qualquer pessoa que trabalha com produção sabe que nós fizemos foi uma loucura. Mas o trabalho ficou muito bem realizado, muito bem feito!”, diz o diretor, que também representa o apóstolo Paulo na série.
Evangelização e entretenimento
O objetivo da série é contribuir com o trabalho de evangelização através do entretenimento.
“O entretenimento é uma maneira agradável de você falar sobre aspectos do Evangelho sem que se crie julgamento, sem que se criem barreiras religiosas. Nós acreditamos que falar sobre a vida de Jesus pode ser agradável, coerente e instigante, assim como qualquer outra série que nós naturalmente assistimos e ficamos empolgados e nos tornamos aficionados pela série. Então a mensagem é essa: nós podemos falar de Jesus com qualidade, nós podemos falar de Jesus como forma de entretenimento para que as pessoas também se apaixonem, para que as pessoas também possam ter acesso a um evangelho menos elaborado, um evangelho simples, entendendo ali quais são os passos da vida de Jesus, o que Jesus passou trazendo aspectos da simplicidade da humanidade um pouco disso”, finaliza o diretor da série.
Para assistir aos episódios da série “Paixão de Cristo – Onde Mora o Coração” basta clicar aqui.