
Por Nathália Queiroz / ACI Digital
O pontificado do papa Leão XIV foi consagrado a Nossa Senhora depois da missa de ontem, 13 de maio, no Santuário de Fátima, pelo bispo de Leiria-Fátima, dom José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
“Virgem Santíssima, Senhora do Rosário de Fátima, estamos a Vossos pés, os bispos de Portugal e esta multidão de peregrinos, no 108° aniversário da Vossa aparição aos pastorinhos, nesta Cova da Iria, para Vos consagrar o ministério do atual sucessor de Pedro e bispo de Roma, o santo padre Leão XIV”, disse dom Ornelas no início da oração jubilar de consagração.
Ele pediu a Nossa Senhora que encha o coração do papa da “ternura de Deus” para que abrace a humanidade “com o amor do Vosso Filho, Jesus Cristo”.
“Dai-lhe o dom do discernimento, para saber identificar e continuar os caminhos da renovação da Igreja. Dai-lhe coração para não hesitar em seguir os caminhos sugeridos pelo Espírito Santo. Amparai-o nas horas duras do sofrimento, a vencer a caridade, as provações no caminho da renovação da Igreja”, continuou dom Ornelas na oração.
“Estais sempre ao seu lado, pronunciando com ele aquelas palavras que bem conheceis: ‘Eu sou a serva do Senhor, cumpra-se em mim a tua palavra’. Na vossa mensagem aos pastorinhos aqui na Cova da Iria, puseste em relevo o ministério do papa, o homem vestido de branco, quatro dos últimos papas fizeram-se peregrinos do vosso santuário”.
“Que inspirado pela vossa mensagem aos pastorinhos, possa continuar a lançar ao mundo, o urgente grito da paz, com que se nos dirigiu no primeiro dia do seu ministério”, concluiu dom Ornelas a oração.