Pode o católico usar o celular na Missa?

Aqui você vai saber se durante a celebração eucarística podemos usar o aparelho

Shutterstock

Por Alberto Andrade / A12 Redação

Desde que vivemos na era da telefonia móvel, inúmeras pessoas carregam sempre consigo, seja para trocar mensagens, jogar, ver as redes sociais ou simplesmente conversar. É um olhar contínuo para a telinha do celular para ver o que está acontecendo, o que alguém falou, o que me enviaram ou as ligações perdidas. Todos nós usamos os aparelhos na rua, no trabalho, em casa e deixamos eles sempre guardados e ligados quando precisamos.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou em 2022 que 160,4 milhões de pessoas tinham aparelho de telefone celular para uso pessoal no País, ou seja, 86,5% da população com 10 anos ou mais.

Então, surge esta dúvida, já que levamos o celular para todos os lugares: posso usar o aparelho durante a Santa Missa? A resposta é SIM, mas DEPENDE de como você pretende usar o dispositivo durante a celebração.

O parágrafo 82 do Diretório de Comunicação da CNBB é claro ao dizer que com a evolução das tecnologias de amplificação de imagem e som, as igrejas são beneficiadas com os aparatos técnicos que contribuem para maior visibilidade, compreensão e participação da Celebração Eucarística. Cuide-se, no entanto, que eles não ocupem o centro da relevância e da atenção em relação à Palavra e ao rito sacramental, e não criem ambiente de dispersão e de distração. Antes, colaborem para que os fiéis participem de forma ativa e reflexiva das celebrações eucarísticas.

Vatican Media

Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida, nos esclarece a respeito da utilização do telefone celular durante a Missa.

Devido ao surgimento dos e-books e aplicativos católicosmuita gente acompanha através de folhetos na versão digital, seja para acompanhar as leituras ou responder à oração eucarística. Não há mal nisso, mas o grande problema é não ficar se entretendo com os outros aplicativos porque a missa está demorando, ou porque achamos que ‘a homilia está muito longa’. Esse é o grande problema do uso do celular, mas não há problema em utilizá-lo. Caso a pessoa não aguente e só fica olhando aplicativos e coisas que fogem da celebração, o ideal é desligar tudo! Mas se a pessoa tem o controle, e usa o aparelho para o auxílio na Missa, não tem problemas”.

Então se você usa o celular para te ajudar durante a missa, não é algo errado. Aqui destacamos o Deus Conosco, dentro do Aplicativo Aparecida, onde você acompanha as leituras da Liturgia Diária, a Bíblia de Aparecida, a Meditação Diária e o Santo do Dia. Se você ainda não tem, clique aqui e tenha esse auxílio e o Santuário Nacional na palma da sua mão.

Outra dúvida é se podemos tirar fotos ou filmar algum momento da celebração, o Padre Carlinhos também respondeu:

Quando são grandes eventos (uma entrada bonita, um cântico) até é valido o registro, mas com moderação, para não atrapalhar quem está do seu lado e concentrado na Santa Missa”.

Durante o 50º Dia das Comunicações Sociais, o Papa Francisco nos disse que o que garante a comunicação não é só o uso da tecnologia, mas sim o coração disposto ao Amor de Deus. Então, não é usar ou não usar o aparelho na missa que vai atrapalhar nossa comunhão com Deus. Se eu uso a tecnologia como uma forma de agregar algo em mim para melhorar a minha comunhão com Deus, isso é favorável.

O uso do dispositivo depende da consideração que temos, em primeiro lugar, com Deus, que é o Centro da nossa adoração e motivo principal de estarmos na Missa. Imagine esta situação: uma reunião da empresa com o chefe, e se todos atendessem o celular, o gestor ficaria sem interlocutores, pois todos estariam com o aparelho pendurado na orelha, sem dar a mínima atenção.

É preciso ter bom senso no uso dos celulares.

Padre Camilo Júnior fala a respeito de acompanhar as leituras da Missa pelo celular

Artigo anteriorPadre armado é preso ao tentar entrar no Vaticano durante Regina Caeli do papa
Próximo artigoSanto do dia 9 de maio: Santa Luísa de Marillac, cofundadora das Filhas da Caridade