Capuchinhos RJ: Pastoral Familiar convida a comunidade paroquial para participar da Semana Nacional da Família

Palestra com o catequista Nilson Perissé aborda o tema deste ano, “Amor Familiar: vocação e caminho da santidade”

O papa Francisco durante o X Encontro Mundial das Famílias, em junho de 2022.

Emilton Rocha / Pascom

A Igreja no Brasil está celebrando neste mês de agosto, mês vocacional, a Semana Nacional da Família, uma mobilização de grupos e comunidades que ocorre, desde 1992, com momentos de oração, formação e reflexão. O tema deste ano é “Amor Familiar: vocação e caminho da santidade”.

Nilson Perissé: “Faremos uma grande reflexão sobre a vida em família.”

“Neste início de atuação da nova gestão da Pastoral Familiar do Santuário Basílica de São Sebastião, temos objetivado o resgate de muitos paroquianos que se afastaram, assim como de suas famílias. Isso se deu em função de diversos motivos, dentre eles – e certamente o mais evidente – a pandemia da Covid 19. Objetivamos também estimular a participação de mais famílias nas diversas atividades, não apenas da Pastoral Familiar, mas de nossa paróquia de maneira geral” – disse à Pascom José Carlos Valente de Olveira, um dos coordenadores da pastoral.

A coordenação elaborou uma ótima programação para celebrar a Semana Nacional da Família, entre as quais se destacam: missas, terço, palestra e confraternização. Os dirigentes do grupo convidam os integrantes de todas as pastorais e suas famílias para participar das comemorações, que começam a partir do dia 14.

Programação começa com Missa de Abertura

“Alinhados com o X Encontro Mundial das Famílias realizado pelo Papa Francisco em junho deste ano, faremos uma grande reflexão sobre a vida em família como um caminho para o alcance da santidade. Veremos que construir a família possível e encarnada no mundo, com seus erros e acertos, é exatamente a via que nos leva até a sagrada família de Nazaré”, escreveu Nilson Perissé, formado em Ciências Religiosas pela Arquidiocese do Rio de Janeiro e Catequista da Pastorais do Batismo e Crisma.

Veja abaixo a programação celebrativa da Semana Nacional da Família.

14 de agosto (domingo), 11h30 – Missa de abertura da Semana da Família

16 de agosto (terça-feira), 19h30 – “Terço pelas Famílias”

17 de agosto (quarta-feira), 19h30 – Palestra “Amor Familiar: vocação e caminho da santidade”, no Salão Frei Nemésio, com Nilson Perissé.

21 de agosto (domingo), 18h30 – Missa de encerramento da Semana da Família. Logo após, o tradicional cafezinho compartilhado.

Gesto Concreto

Como Gesto Concreto, o grupo escolheu doação de leite em pó, de preferência em pacotes que serão doados para as crianças cadastradas no Clube do Leite da igreja. A entrega deverá ser feita na Secretaria ou durante o ofertório das missas nos dias 13 (17h), 14 (em todas as missas), 20 (17h) e 21 de agosto (em todas as missas). A Pastoral Familiar e o Clube do Leite agradecem as doações.

Os coordenadores da pastoral esperam que haja um grande comparecimento ao “Terço Pelas Famílias”, no dia 16, à instigante palestra programada para o dia 17 e às missas de abertura e encerramento, respectivamente, nos dias 14 e 21.

Artigo anteriorSessão de abertura das Oficinas de Oração e Vida será nesta segunda-feira, 8, às 19h
Próximo artigoO mistério de Nossa Senhora da Salette