Papa se despede de Asti com centenas de crianças e jovens no estádio municipal

A despedida de mais uma visita pastoral foi no Estádio Municipal Censin Bosia, quando saudou as crianças e os jovens de dentro do carro e embarcou no helicóptero, que já está a caminho do Vaticano.

Francisco ficou na região de Piemonte, Itália, neste sábado (19) e domingo (20)

Andressa Collet – Vatican News

Ouça a reportagem com a voz do Papa e compartilhe

O Papa Francisco se despediu oficialmente da região que abriga as suas raízes familiares na tarde deste domingo (20) quando mais de mil crianças e adolescentes com seus pais e professores, provenientes das escolas e das paróquias, fizeram um momento especial organizado pela Diocese de Asti, no Estádio Municipal Censin Bosia. A saudação, em caráter não oficial, aconteceu antes de partir com o helicóptero do local.

Renovar raízes da fé

Ao final da missa na Catedral de Nossa Senhora da Assunção, porém, durante a manhã, houve a troca oficial de mensagens de agradecimento e despedida. Da parte de dom Marco Pastraro, bispo de Asti, a gratidão pela visita pastoral “tão esperada” em nome de toda a comunidade. E o prelado acrescentou, renovando o convite para voltar quando quiser “à sua casa”:

“Quando foi eleito Papa, o senhor disse que foi pego ‘quase no fim do mundo’. Hoje, gostaríamos de pensar que Asti, a terra das suas raízes familiares, possa ser o começo do mundo. E realmente é, porque aqui com o senhor renovamos as raízes da nossa fé. A Eucaristia, a Palavra de Deus, o ministério petrino, a fraternidade que faz de nós uma comunidade, a presença dos pobres – a carne de Cristo – tudo nos fala da presença de Jesus entre nós. Daquele Jesus com o qual a alegria sempre nasce e renasce. Aqui, desde o início do mundo, renovamos hoje o nosso compromisso missionário de levar a alegria do Evangelho até o fim do mundo, a todas as periferias existenciais que encontramos.”

O Papa Francisco, ao receber o agradecimento, comentou, brincando, que o bispo foi corajoso em considerar Asti o início do mundo. E, já se sentindo em casa, enviou a sua mensagem de gratidão à toda a comunidade local e também da região do Piemonte, entre autoridades civis e religiosas, finalizando com palavras em dialeto:

“A todos vocês eu gostaria de dizer que fiquei feliz em conhecê-los! [a la fame propri piasi’ encuntreve!]; e desejar-lhes: fiquem bem [ch’a staga bin!].”

Artigo anteriorO que a Igreja diz sobre o noivado?
Próximo artigoO que é o Advento e como podemos vivê-lo?