
O Papa Leão XIV disse que adotou o nome por causa dos “desenvolvimentos no campo da inteligência artificial”, que, segundo ele, representam “novos desafios para a defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho”
Por Tyler Arnold / Catholic News Agency
A revista Time incluiu o Papa Leão XIV em sua lista de 2025 das “ Pessoas Mais Influentes do Mundo em Inteligência Artificial ” na quinta-feira, 28 de agosto, elogiando o foco do pontífice nas preocupações éticas relacionadas à tecnologia emergente.
A revista listou as 100 pessoas mais influentes em inteligência artificial (IA) em quatro categorias: Líderes, Inovadores, Formadores e Pensadores. Leão XIV está entre os 25 pensadores mais influentes da área, segundo a revista Time.
Em um perfil incluído na revista Time, o correspondente de tecnologia Andrew Chow observou que Leão XIV escolheu seu nome papal, em parte, com base na necessidade de a Igreja abordar questões éticas relacionadas à IA e escreveu que o Santo Padre “já está cumprindo sua promessa”.
Quando o pontífice se encontrou com o Colégio dos Cardeais dois dias depois de assumir o papado, ele disse que adotou o nome em homenagem ao Papa Leão XIII, que havia “abordado a questão social no contexto da primeira grande revolução industrial”.
Leão XIII, papa de 1878 a 1903, publicou a encíclica Rerum Novarum , que discutia as necessidades da classe trabalhadora em meio à Revolução Industrial. O texto rejeitava tanto o socialismo quanto o poder de mercado irrestrito, optando pela cooperação entre interesses conflitantes, centrada na dignidade da pessoa humana.
O atual papa, Leão XIV, disse que adotou o nome por causa dos “desenvolvimentos no campo da inteligência artificial”, que, segundo ele, representam “novos desafios para a defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho”.
O perfil da Time observou que o Vaticano sediou a Conferência sobre Inteligência Artificial, Ética e Governança Corporativa em junho e declarou: “O discurso principal de Leão XIV destacou o potencial da IA como uma força para o bem, particularmente na área da saúde e na descoberta científica”.
“Mas a IA ‘levanta questões preocupantes sobre suas possíveis repercussões na abertura da humanidade à verdade e à beleza, em nossa capacidade singular de compreender e processar a realidade’, acrescentou”, afirmou o perfil, citando o Santo Padre. “E ele alertou que a tecnologia poderia ser mal utilizada para ‘ganhos egoístas às custas dos outros, ou pior, para fomentar conflitos e agressões’.”
Outras figuras na lista da Time incluem o fundador da xAI, Elon Musk, o fundador da Meta, Mark Zuckerberg, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, a senadora Marsha Blackburn e o senador Chris Murphy.
Esta é a terceira lista anual publicada pela Time com foco nas pessoas mais influentes em IA.
“Lançamos esta lista em 2023, após o lançamento do ChatGPT pela OpenAI, no momento em que muitos se conscientizaram do potencial da IA para competir e superar as capacidades dos humanos”, escreveu o editor-chefe da Time, Sam Jacobs, sobre a publicação da lista.
“Nosso objetivo era mostrar como a direção que a IA tomará será determinada não por máquinas, mas por pessoas — inovadores, defensores, artistas e todos aqueles com interesse no futuro dessa tecnologia”, acrescentou. “… A lista deste ano confirma ainda mais nosso foco nas pessoas.”