Papa Francisco presenteia Arquidiocese do Rio de Janeiro com estátua de Jesus sem-teto

A vinda da estátua para o Rio de Janeiro foi intermediada pela embaixada do Brasil junto à Santa Sé, juntamente com a Ordem do Santo Sepulcro

EstatuaJesusSemTetoArqRio_FotoFacebookCatedralRJPor ACI Digital

No próximo domingo, 18 de novembro, no marco do 2º Dia Mundial dos Pobres, será inaugurada na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Rio de Janeiro, a estátua de Jesus sem-teto, um presente do Papa Francisco à Arquidiocese, representada por seu Arcebispo, Cardeal Orani Tempesta.

Conforme explica a Arquidiocese, esta escultura é de autoria do artista canadense Timothy P. Schmalz, o qual ofereceu uma peça igual ao Papa Francisco pessoalmente, em 2013.

Na escultura, em tamanho natural, Jesus é representado como um sem-teto deitado em um banco, envolto em um fino cobertor do qual despontam somente os pés chagados.

Há diversos exemplares da obra em diferentes locais do mundo, incluindo esta que foi doada ao Papa e posteriormente colocada na entrada da Elemosineria Apostólica, em Roma.

estátua2Conforme explicou ao portal G1 o pároco da Catedral, Cônego Cláudio Santos, “a escultura nos faz olhar quem vive nas ruas de nossa cidade como irmãos e irmãs, como pede o Papa Francisco que nós vejamos Cristo na figura do pobre que vive nas ruas, que tanto sofre no mundo”.

“Devemos perceber que nossa felicidade só será plena se o outro também for feliz. A imagem de Jesus sem-teto revela aquele que se fez pobre, sofreu e deu sua vida para salvação de todos”, acrescentou.

Dia Mundial dos Pobres

O Dia Mundial dos Pobres é uma iniciativa convocada pelo Papa Francisco no marco do encerramento do Ano da Misericórdia e será celebrado pela segunda vez no próximo dia 18 de novembro, tendo como tema “Este pobre grita e o Senhor o escuta” (Sl 34,7).

Durante esta semana, a Arquidiocese do Rio de Janeiro vem promovendo diversas atividades relacionadas a esta data, como celebrações, ações sociais, encontros.

O encerramento das atividades acontecerá no domingo, na Catedral Metropolitana, onde, às 7h será servido um café da manhã aos “irmãos que vivem em situação de rua”, explicou o pároco ao site da ArqRio.

“Tudo está sendo preparado pela equipe que trabalha há mais de 20 anos, todos os domingos, agora com a participação de novos membros. Vai ser um momento pastoral e social. Também vamos oferecer um banho digno, corte de cabelo, ação com relação à documentação, evangelização e Missa”, contou.

Após a Celebração Eucarística, o Arcebispo Rio de Janeiro, Cardeal Tempesta, irá conduzir a Oração do Ângelus em frente à estátua de Santa Teresa de Calcutá e abençoará a escultura de Jesus sem-teto.

Em seguida, Dom Orani oferecerá almoço para os irmãos em situação de rua.

“Vamos fazer acontecer esse gesto de solidariedade como demonstração do amor de Deus. Nós recebemos esse amor e o passamos adiante através do nosso gesto, que leva alegria ao coração dos pobres. Que possamos viver essa semana cada vez mais, vendo a figura de Cristo na pessoa do pobre”, acrescentou Cônego Cláudio.

Artigo anteriorFrades Capuchinhos prestigiam no Rio a Exposição “São Francisco na arte de mestres Italianos”
Próximo artigoJovens capuchinhos recebem seu primeiro hábito religioso