Papa Francisco lançará ‘primeiro livro de memórias publicado por um papa em exercício’ em janeiro

O papa Francisco se tornará em janeiro do ano que vem o primeiro papa em exercício a publicar um livro de memórias autobiográfico, com o título “Esperança”. | Penguin Random House.

Por Madalaine Elhabbal / ACI Digital

A editora de livros americana Random House Publishing anunciou ontem (16) o lançamento global do livro de memórias. O plano original, segundo a editora, era lançar o livro de memórias depois de Francisco morrer. No entanto, o papa decidiu publicá-lo em vista do Jubileu da Esperança 2025.

Um ano jubilar acontece a cada 25 anos na Igreja — embora o papa possa declará-los com mais frequência — e é um ano de graça especial e peregrinação para os fiéis.

O livro de memórias, no qual o papa começou a trabalhar em março de 2019, estará disponível em mais de 80 países em 14 de janeiro do ano que vem.

“O livro da minha vida é a história de uma jornada de esperança, uma jornada que não posso separar da jornada da minha família, do meu povo, de todo o povo de Deus. Em cada página, em cada passagem, é também o livro daqueles que viajaram comigo, daqueles que vieram antes, daqueles que virão depois”, disse o papa Francisco em um comunicado à imprensa da Random House.

“Uma autobiografia não é nossa própria história privada, mas sim a bagagem que carregamos conosco”, diz o papa. “E a memória não é apenas o que recordamos, mas o que nos cerca. Ela não fala apenas sobre o que foi, mas sobre o que será. Parece ontem, e ainda assim é amanhã. Tudo nasce para florescer em uma eterna primavera. No final, diremos apenas: ‘Não me lembro de nada em que o Senhor não esteja lá’”.

O anúncio do livro de memórias vem depois que o último livro de Francisco, “Vida: A minha história através da História”, foi publicado em março deste ano. No livro, o papa falou sobre sua experiência de grandes eventos históricos, como o golpe de estado da Argentina em 1976, o conclave que o elegeu papa em 2013 e a pandemia da covid-19.

“Esperança”, segundo a Random House, dá uma perspectiva única do papa e contém “uma riqueza de revelações e histórias inéditas” nas quais sua própria vida é o foco principal.

Escrito em conjunto com Carlo Musso, fundador da editora italiana independente Libreria Pienogiorno, o livro de memórias começa com a história da família de Francisco e sua migração da Itália para a América Latina. Em seguida, o livro fala da infância, vida adulta, história vocacional e todo o seu papado de Francisco até os dias atuais.

Como o vice-presidente e diretor editorial da EWTN, Matthew Bunson, comentou no início do ano, depois de várias entrevistas de alto nível do papa e o lançamento de “Vida”, que a presença de Francisco na mídia não é única; sua “aceitação deliberada e agressiva de entrevistas para televisão, rádio, jornais e revistas” e sua ânsia de se comunicar em seu próprio nome são.

“Francisco forjou seu próprio caminho na comunicação e na governança”, escreveu Bunson em um artigo de opinião de 20 de maio no jornal National Catholic Register, da EWTN News.

“Ele está tentando moldar como o mundo o percebe, como suas reformas são recebidas e implementadas, e quão permanente será seu programa para a Igreja.”

“Ele, sem dúvida, está em continuidade com os papas modernos em sua adoção da mídia”, diz Bunson, “mas ele não tem precedentes na forma como faz isso”.

Artigo anteriorSanto do dia 17 de outubro: Santo Inácio de Antioquia
Próximo artigoSanto do dia 18 de outubro: São Lucas Evangelista