Papa Francisco lança livro sobre personagens do Presépio

Momento é especial: são 800 anos da criação do primeiro presépio por São Francisco de Assis

Vatican News

Por Redação A12

Nesta terça (21) foi publicado o livro “Il mio Presepe. Vi racconto i personaggi del Natale”, traduzido como “O meu Presépio. Conto a vocês sobre os personagens do Natal”.

O livro em italiano também contará com traduções para o francês, inglês, alemão, espanhol, esloveno e em português em Portugal pela Princípia Editora, Ltda., em coedição com a Livraria Editora Vaticana.

O livro chega em boa hora, em que são comemorados 800 anos da criação do primeiro presépio por São Francisco de Assis, em Greccio.

Amazon

Assim, na introdução do livro, o Papa lembrou-se das motivações para fazer visitas a este santo lugar: diante da recordação dos Natais de sua infância com sua família em Buenos Aires, e para assinar a carta apostólica Admirabile Signum sobre o sentido e o significado do presépio nos nossos dias.

“[…] São dois os sinais que, no Natal, nos guiam para reconhecer Jesus. Um é o céu cheio de estrelas. São tantas, infinitas, mas entre todas brilha uma especial, que impele os Magos a deixar as suas casas e a iniciar uma viagem, um caminho que não sabem aonde os vai levar. Acontece o mesmo na nossa vida: em certo momento, uma ‘estrela’ especial convida-nos a tomar uma decisão, a fazer uma escolha, a iniciar um caminho. Devemos pedir a Deus com força que nos mostre essa estrela que nos impele para além dos nossos hábitos, porque essa estrela levar-nos-á a contemplar Jesus, aquele Menino nascido em Belém que quer a nossa felicidade plena”.

“Na companhia dos santos, contemplemos o Presépio”

Este ano, o Santuário Nacional nos convida a rezar a Novena de Natal em memória do primeiro presépio em comunhão com a Santa Sé. Somos convidados também a ficar na companhia de santos brasileiros e outros que nos ajudam em suas intercessões para compreendermos ainda mais o sentido do Natal.

Artigo anteriorApresentação de Maria: uma preparação para o Advento
Próximo artigoPapa assiste a documentário sobre guerra na Ucrânia: “Crueldade e dor”