Papa Francisco encerra viagem ao Reino do Bahrein

Francisco esteve de 3 a 6 de novembro no Reino do Bahrein. A cerimônia de despedida realizou-se na Base Aérea de Sakhir, em Awali, onde o Pontífice foi acolhido pelo rei do Bahrein, Sua Majestade Hamad bin Isa bin Salman Al Khalifa.

Papa Francisco se despede do Rei do Bahrein (Vatican Media)
Vatican News

O Papa Francisco deixou o Reino do Bahrein, neste domingo (06/11), concluindo sua 39ª Viagem Apostólica Internacional. O avião papal decolou às 13h16, hora local, 7h16 no horário de Brasília.

A cerimônia de despedida realizou-se na Base Aérea de Sakhir, em Awali, onde o Pontífice foi acolhido pelo rei do Bahrein, Sua Majestade Hamad bin Isa bin Salman Al Khalifa, pelo rei herdeiro e pelo primeiro-ministro, por outros três filhos do rei e por um neto, na Sala Real onde houve um breve encontro. Estava também presente na cerimônia de despedida o Grão Imame de Al-Azhar, Muhammad Ahmad Al-Tayyeb.

A chegada o Papa Francisco ao Aeroporto Internacional de Roma/Fiumicino está prevista para às 16h locais, meio-dia em Brasília.

Foi a 39ª viagem apostólica

Esta foi a 39ª Viagem do Papa Francisco que já visitou 54 países diferentes nestes quase 10 anos de pontificado. Dentro da Itália, o Papa fez 31 visitas pastorais a 41 cidades ou vilarejos. Sua última viagem ao exterior foi ao Cazaquistão de 13 a 15 de setembro deste ano por ocasião do VII Congresso de Líderes das Religiões Mundiais e Tradicionais.

Logotipo e lema

O logotipo da viagem foi formado pelas bandeiras do Reino do Bahrein e da Santa Sé, representadas de forma estilizada como duas mãos abertas para Deus, simbolizando também o compromisso dos povos e nações de se encontrarem num espírito de abertura, sem preconceitos, como “irmãos e irmãs”. O fruto do encontro fraterno foi o dom da paz, simbolizado pelo ramo de oliveira representado no centro das “duas mãos”.

A escrita “Papa Francisco” foi o azul para indicar que a Viagem Apostólica foi confiada à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, venerada sob o título de Nossa Senhora das Arábias, particularmente na catedral do mesmo nome, um presente do Reino do Bahrein à Igreja Católica do país.

O lema da Visita, “Paz na terra aos homens de boa vontade”, foi inspirado nas palavras cantadas pelos anjos na história do nascimento do Senhor no Evangelho de Lucas.

Artigo anteriorBilheteria do filme da Madre Teresa será revertida para obras assistenciais
Próximo artigoFrei Dalvio José toma posse como pároco da Matriz de Nossa Senhora Aparecida, em Petrópolis