Papa Francisco aparece em cadeira de rodas em audiência no Vaticano

É a primeira vez que o Santo Padre aparece de cadeira de rodas depois de anunciar que está com ligamento rompido no joelho; Pontífice recebeu injeção para melhorar dores e articulação

ALBERTO PIZZOLI | AFP

I. Media para Aleteia

O Papa Francisco apareceu em uma cadeira de rodas em uma audiência com um grupo de líderes de ordens religiosas femininas na manhã desta quinta-feira, 5 de maio. Uma delas postou uma foto da reunião em sua conta no Twitter.

Na fotografia, o pontífice aparece com um grande sorriso no rosto, o que contrasta com algumas das feições de dor vistas nas últimas semanas, quando ele ficava de pé.

De fato, Francisco está com um ligamento rompido no joelho e, segundo uma fonte do Vaticano, ele recebeu uma injeção – e não uma infiltração, como foi dito pela primeira vez – na última terça-feira.

Em entrevista ao jornal Corriere della Sera, o Santo Padre chegou a afirmar: “Tenho um ligamento rompido no joelho, farei uma operação com infiltrações e veremos. Estou assim há muito tempo, não posso caminhar. Antigamente os papas costumavam usar a cadeira gestatória. É preciso também um pouco de dor, de humilhação.”

Cancelamentos e ajustes de compromissos

Nas últimas semanas, a participação de Francisco em muitos eventos foi ajustada ou até mesmo foi cancelada. O pontífice senta-se o máximo possível durante os compromissos e não presidiu certas missas. Em uma audiência no dia 30 de abril, ele explicou que seu médico lhe havia pedido para não andar mais.

Papa Francisco sobe parte da Praça São Pedro de papamóvel; antes, costumava fazer o trajeto a pé.

Uma fonte do Vaticano disse à agência I.MEDIA que o pontífice pode já ter usado uma cadeira de rodas nos últimos dias e pode ter que usá-la novamente em breve. Por enquanto, nenhum cancelamento de eventos com o papa está sendo considerado.

Esta não é a primeira vez que o pontífice é obrigado a usar uma cadeira de rodas. Ele teve que usar este meio de transporte por alguns dias após sua operação do cólon em julho de 2021.

Artigo anteriorSanto do dia 5 de maio: Santo Ângelo
Próximo artigoO dia das Mães no Brasil e no mundo