Palestra sobre a Carta aos Efésios é apresentada no Santuário Basílica em comemoração ao Mês da Bíblia

A apresentação condensou os principais aspectos do documento conforme tratados nos materiais formativos da CNBB

Nilson: “Efésios ajuda a iluminar nossa compreensão sobre a Igreja e nossa atuação nela hoje” / Fotos: Emilton Rocha

Em comemoração ao Mês da Bíblia, no domingo, 17, o Salão Frei Nemésio, localizado no Santuário Basílica de São Sebastião, deu lugar a uma formação sobre a Carta aos Efésios.

Com apresentação do Frei Rafael Kruger e palestra do catequista Nilson Perissé, o evento contou com representantes da Pastoral de Iniciação Cristã, Pastoral Familiar, integrantes do Terço dos Homens, da Congregação Mariana, do Grupo de Oração Jesus Leão de Judá, da Pastoral da Comunicação e fiéis da comunidade.

A palestra condensou os principais aspectos do documento conforme tratados nos materiais formativos da CNBB, Paulus e Paulinas, e contribuiu para mostrar a atualidade da carta. “Mais importante do que um documento histórico, Efésios ajuda a iluminar nossa compreensão sobre a Igreja e nossa atuação nela hoje”, disse Nilson.

Frei Rafael faz a apresentação.

“Na concepção de igreja como corpo de Cristo, devemos estar alinhados a Jesus, que é a cabeça, além de nos preocuparmos em manter esse ‘corpo’ articulado e harmonioso. Isso nos leva a pensar em questões importantes como a articulação entre as pastorais, para que haja sincronia, apoio mútuo e um ‘corpo’ dinâmico e flexível, apropriado para gerar e formar Cristo em nós”, completou.

Setembro, o Mês da Bíblia

A Igreja no Brasil dedica todo o Mês de Setembro à Bíblia. Sem dúvida, é uma iniciativa muito salutar. A motivação provém do fato da Igreja celebrar no dia 30 de setembro a memória do grande santo e doutor da Igreja, São Jerônimo, um grande biblista que, a pedido do Papa Dâmaso (366-384), preparou uma excelente tradução da Bíblia em latim, a partir do hebraico e do grego – a chamada Vulgata. Foi um trabalho gigantesco que demandou cerca de 35 anos nas grutas de Belém, onde ele realizava esse ofício, vivendo uma austera vida de oração e penitência. São Jerônimo dizia que quem não conhece os Evangelhos não conhece Jesus.

Hoje, a Bíblia é o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e está em quase todas as casas, talvez nem fazemos ideia, mas a Bíblia é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humanidade.

A hora da bênção.

Pascom, com Nilson Perissé.

Artigo anteriorSanto do dia 18 de setembro: São José de Cupertino
Próximo artigoConhecer a história dos santos pode transformar sua vida