Os apóstolos e a Santíssima Virgem se reuniram em oração, esperando a vinda do Espírito Santo
Philip Kosloski /Aleteia
Conforme lemos nos Atos dos Apóstolos, há um curto intervalo de dias entre a Ascensão de Jesus e a vinda do Espírito Santo no Pentecostes. O que aconteceu durante aqueles dias? O que os apóstolos fizeram entre a Ascensão e o Pentecostes?
Dedicaram-se à oração
Imediatamente após a ascensão de Jesus, os apóstolos e a Santíssima Virgem Maria se reuniram no cenáculo para orar. É o mesmo local onde Jesus havia celebrado a Última Ceia. Todos eles se dedicaram de comum acordo à oração, segundo o relato de Atos 1,14.
Substituíram Judas por Matias
Além da oração, eles também estiveram bastante ativos durante esses dias. Os Atos dos Apóstolos explicam que, naqueles dias, Matias foi escolhido para se unir aos onze apóstolos (cf. Atos 1, 15;26).
Prepararam-se para a festa judaica de Pentecostes
Os apóstolos e Nossa Senhora também fizeram os preparativos necessários para a festa judaica de Pentecostes, nome grego para o festival conhecido como Festa das Semanas, ou Shavuot em hebraico.
Trata-se, juntamente com o Pessach e o Sucot, de uma das três festas de peregrinação de Israel, durante as quais cada homem adulto era obrigado a estar presente em Jerusalém (cf. Ex 23, 14-17).
Isso ajuda a explicar por que estavam todos presentes na cidade e também nos dá uma ideia do que podem ter feito durante aquele período.