Quatro novos frades professam votos perpétuos

Agora, mais do que pertencer juridicamente à Ordem e à Igreja, eles fizeram a sua consagração a Deus dentro da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

montagem1_a

Por Emilton Rocha / Fotos: Angela Zolhof  / Divulgação

Após cruzarem o tempo de formação inicial, quatro novos freis da Fraternidade de Nossa Senhora dos Anjos, realizaram, na presença de familiares e amigos, a sua profissão religiosa perpétua – o mais importante momento de sua formação –, que é a celebração pela qual o frade é acolhido, de forma definitiva, na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

No intervalo de uma semana, nas cidades de São Gabriel (ES), especificamente no dia 4 de fevereiro, os  freis Elder Alex, Fernando Nieto e Michel Padilha dos Santos emitiram seus votos perpétuos, assim como Nei Costa Palmeiras, que proferiu o seu no dia 11, dia de Nossa Senhora de Lourdes, em Petrópolis.

Após percorrerem o tempo de formação inicial, o frade pede para fazer definitivamente os seus votos, expressando seu desejo de que quer essa forma de vida pelo resto de sua vida. Havendo professado solenemente, o frade adentra na formação permanente, pois ele sabe que precisa sempre se reciclar, reler seu caminho, buscando sempre mais a perfeição.

Os que desejam o ministério ordenado devem, depois da profissão perpetua, tendo cumprindo o estudo de filosofia e teologia, exprimir seu desejo de ser ordenado presbítero. Existem nas fraternidades frades ordenados e frades leigos. Todos receberam a mesma formação religiosa. O que os diferencia são os ministérios.

Presentes na formação dos quatro novos freis, o Ministro Provincial do Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais, Frei Luiz Carlos Siqueira, Frei Arles de Jesus, reitor e pároco do Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos (RJ), Frei Luiz Fernando, secretário provincial, Frei Dimas, Frei João Carlos, guardião de Petrópolis e Frei Edcarlos Hoffman, mestre dos noviços, entre outros confrades.

Artigo anteriorPapa: sem a mulher não há harmonia no mundo
Próximo artigo“Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” é o tema da Campanha da Fraternidade 2017