Novo documentário sobre o Beato Carlo Acutis pretende mostrar que a santidade é possível hoje

Em 2 de abril de 2025, o Augustine Institute lançará seu segundo documentário da série “Based on a True Saint”, que vai ao ar em sua plataforma de streaming de formação religiosa Formed. A última parcela da série, “The Boy from Milan”, foca no futuro santo Carlo Acutis. | Crédito: The Augustine Institute

“Acho que Carlo pode inspirar qualquer um, mas acho que ele é especialmente um presente para os jovens de hoje, que olham ao redor e dizem: não importa se você tem 10, 12 ou 14 anos — você pode sair e fazer a diferença, viver sua vida corajosamente para o Senhor, e Carlo é um grande exemplo disso”

Por Francesca Pollio Fenton / Catholic News Agency

Neste 2 de abril, o Augustine Institute lançará seu segundo documentário da série “Based on a True Saint”, que vai ao ar na plataforma de streaming de formação religiosa Formed. A última parte da série, “The Boy from Milan”, foca no futuro santo Carlo Acutis.

O filme tem como objetivo ajudar os espectadores a conhecer melhor o primeiro santo milenar da Igreja e mostrar como um adolescente comum, com um profundo amor por Deus e pelas outras pessoas, pode se tornar um santo.

O documentário inclui entrevistas com três pessoas que conheceram Acutis pessoalmente: sua mãe, Antonia Salzano Acutis; seu professor de religião do ensino médio no Instituto Leone XIII em Milão, Fabrizio Zaggia; e a Dra. Mercedes Arguello, oncologista pediátrica de Acutis no Hospital San Gerardo em Monza.

Fabrizio Zaggia, professor de religião do ensino médio de Carlo Acutis, aparece no novo documentário “The Boy From Milan”. Crédito: The Augustine Institute

Emily Mentock, produtora executiva de “The Boy from Milan” e cofundadora da Digital Continent — a produtora que trabalhou em parceria com o Augustine Institute — falou à CNA sobre a inspiração por trás do filme e por que ela acredita que Acutis está repercutindo em tantas pessoas ao redor do mundo.

Ela explicou que Acutis foi a inspiração por trás da série “Based on a True Saint” em primeiro lugar. O primeiro documentário da série foi sobre o Beato Solanus Casey. Em cada filme da série, o objetivo é responder à pergunta “A santidade é possível hoje?”

“Eu estava pensando em Carlo e na maneira como ele é apresentado ao mundo quando tivemos a ideia para a série como um todo, porque eu simplesmente continuei ouvindo como eu deveria me importar com o santo porque ele é um millennial como eu e jogava videogame, mas isso não me diz nada sobre o caminho para a santidade”, Mentock compartilhou. “Então, eu estava realmente grato pela oportunidade de mergulhar mais fundo em sua história e ouvir de pessoas que realmente o conheciam, não apenas sobre ele, como ele realmente era no dia a dia.”

Mentock disse que acredita que a popularidade de Acutis decorre do fato de que “ele é relevante, ele viveu em nosso tempo”, e isso dá às pessoas “esperança de acreditar que também podemos alcançar a santidade”.

“Às vezes você olha ao redor para o nosso mundo hoje e se pergunta, isso [a santidade] é realmente possível? E Carlo nos mostra que é, absolutamente”, ela acrescentou.

Antonia Salzano Acutis, mãe de Carlo Acutis, aparece no novo documentário “The Boy from Milan”. Crédito: The Augustine Institute

Enquanto filmava e conhecia melhor Acutis, Mentock passou a admirar seu amor pela vida e como “ele via a vida como seu campo para colocar em prática os ensinamentos de Jesus”.

Ela também destacou como todos os indivíduos mostrados no filme foram muito impactados por conhecerem Acutis pessoalmente, especialmente Arguello, seu oncologista pediátrico, que encontrou força no depoimento de Acutis quando ela própria recebeu um diagnóstico de câncer.

“Nunca deixo de me surpreender que fosse tão evidente como eles estavam vivendo de forma diferente e em um relacionamento diferente com Deus por causa de como Carlo os ajudou a se voltarem para Deus”, disse ela.

Mentock disse que espera que o filme deixe os espectadores inspirados pela “santidade diária” de Acutis.

“Acho que Carlo pode inspirar qualquer um, mas acho que ele é especialmente um presente para os jovens de hoje, que olham ao redor e dizem: não importa se você tem 10, 12 ou 14 anos — você pode sair e fazer a diferença, viver sua vida corajosamente para o Senhor, e Carlo é um grande exemplo disso”, disse ela.

A EWTN também lançou um documentário sobre Acutis intitulado “ I Am With You ”, que pode ser visto no EWTN On Demand.

Artigo anteriorSanto do dia 1º de abril: Santo Hugo de Grenoble, bispo
Próximo artigoPapa continua os tratamentos na Santa Marta, voz e mobilidade melhoram