Novena de São Sebastião: de 11 a 19 de janeiro

novena são sebastião

Novena de São Sebastião: de 11 a 19 de janeiro

Nove dias de pregação que antecedem a grandiosa festa do Santo Padroeiro

A partir deste domingo, dia 11 de janeiro, e até o dia 19, sempre às 19h, Frei Jorge Noia estará pregando a Novena de São Sebastião, um encontro de orações que precede a grande festa do Santo Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro, no dia 20.

Para Frei Eduardo Melo, a meta principal da novena é preparar a comunidade, de forma espiritual, humana e cristã, para celebrar bem o nosso padroeiro. Segundo ele, “o alvo principal da novena não é falar somente sobre a vida de São Sebastião, mas tomar alguns elementos da vida dos santos, principalmente da vida do nosso padroeiro e tentar aplicar isso na formação cristã dos paroquianos e membros da nossa Igreja, enfim, daquelas pessoas que se sentem acolhidas na nossa paróquia e que vêm buscar uma formação evangélica, cristã e humana do seu aperfeiçoamento no seguimento de Jesus, no testemunho que a gente dá da fé cristã todos os dias.” De acordo com Frei Eduardo, “com essa novena, o objetivo da nossa paróquia é também o fortalecimento das nossas pastorais, a união do nosso povo e a celebração, bem bonita, do nosso padroeiro São Sebastião, no dia 20 de janeiro.”

E é isso o que acontece todos os anos: uma bela festa popular, que reúne milhares de fiéis nas missas e na gigantesca procissão.

Antecedendo esse dia especial, as pastorais estarão apresentando um tema em cada dia da novena. A Equipe “Liturgia” apresentará no primeiro dia “As promessas de Deus: Deus jamais deixou a humanidade sem esperança”.  Veja a programação abaixo. 

Em São Sebastião: Esperança, decisão de fé!

“O amor crê, espera, suporta (1Cor 13,7)

PROGRAMAÇÃO

11/1 – domingo – 1º dia da novena: – As promessas de Deus: Deus jamais deixou a humanidade sem esperança (Gn 3,15; 9,1-17; 12,3-4.8) – Equipe: LITURGIA. 

12/1 – segunda – 2º dia da novena: A esperança cristã: “Deus tudo preparou para aqueles que O amam” (1Cor 2,9) – Equipe: MESC. 

13/1 – terça – 3º dia da novena: O martírio e a cruz da esperança: “preservai na esperança, assíduos na Oração” (Rm 12,12) – Equipe: ASSOCIAÇÕES E TERÇO DOS HOMENS. 

14/1 – quarta – 4º dia da novena: Santos e Santas – Na tribulação foram sinais de esperança para a Igreja Missionária (Ap 7,2-4. 9-14) – Equipe: RCC, PASCOM E TURANO. 

15/1 – quinta – 5º dia da novena: Em meio aos sofrimentos e paixões humanas – “vivemos aguardando a nossa feliz esperança” (Tt 2,3) – Equipe: Maanaim. 

16/1 – sexta – 6º dia da novena: A Páscoa de Cristo – do vazio à esperança no encontro com o Senhor (Jo 20, 1-18) – Equipe: INICIAÇÃO CRISTÃ E CLUBE DO LEITE. 

17/1 – sábado – 7º dia da novena: Iluminados por Cristo, o sofrimento, a injustiça e a cruz, nos desafiam a fazer o bem sem olhar a quem (Doc. Aparecida 26, Lc 10,25-37) – Equipe: DIZIMO E OFICINA DE ORAÇÃO. 

18/1 – domingo – 8º dia da novena: A humanização das relações: do pessimismo à esperança (Jo 20, 24´29) – Equipe: SETOR FAMÍLIA. 

19/1 – segunda – 9º dia da novena: 450 anos com São Sebastião: lançar-se sem medo ao futuro com olhos fixos em Jesus (Hb 12,2) – Equipe: OS GRUPOS DE JOVENS.

20/1 – terça – Solenidade e Festa: Equipe: LITURGIA

Artigo anteriorSão Sebastião: Trezena começa no dia 7 e Novena no dia 11
Próximo artigoMaterial para Campanha da Fraternidade de 2015